sexta-feira, 8 de novembro de 2013

UM CONSELHO AOS CONSELHOS MUNICIPAIS

Conselho municipal de educação; de saúde; cultura... de... de... e de. Grupos de parlamentares não remunerados. Voluntários que se reúnem para pensar que poderão fazer o que os parlamentares eleitos e muito bem pagos não fazem: parlamentar. Isso é ou não é "pra lamentar"? Em municípios como o nosso, esses voluntários nunca tiveram voz e só exercem a função de fazer pensar que os parlamentares pagos exercem sua função. E como são geralmente convidados pelo poder público, via assessores, a exercerem a pretensa honraria, os conselheiros municiais não têm voz ativa para cobranças e denúncias; afinal, como podem "trair a confiança" de quem lhes deu acesso aos engenhos holísticos (tão só  holísticos) desses setores?
Aos conselhos, um conselho: desvinculem-se do poder municipal e formem conselhos independentes, oficiosos, de rua e de mídia também independente. Só assim não serão samambaias que servem apenas para enfeitar a fachada da coisa pública e justificar de forma injustificada, alguns dos muitos votos obtidos que toda essa gente não tem como justificar sem a ajuda dos voluntários. "Encher a linguiça do poder" com pequenos poderes periféricos só é bom para eles Não para os conselheiros nem para o município. Nenhum político jamais convidará quem quer que seja para monitorá-lo, e sim, para silenciar. Tornar-se conivente. Convite para compor esses conselhos não são exatamente convites. São aliciamentos.

7 comentários:

  1. Prezado Paulo, clique no link abaixo, nele esta a carta em que o Dr. Wagner Moreira explica o porque pediu demissão do cargo de Diretor do Hospital de Magé.

    Além de estarrecedora, confirma tudo o que todos nós estamos denunciando desde que o nepotista e arrogante do Nestor Vidal assumiu o Palácio Anchieta.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201754010829602&set=a.2243282119151.2119901.1161030421&type=1&theater

    ResponderExcluir
  2. primeiramente informar que o conselho municipal de saúde, assim como em outros conselhos, existe um grupo de de mageenses que não são funcionários da prefeitura, estão exercendo o seu papel de cidadão dentro dos conselhos, apesar do prefeito usar uma lei ultrapassada do sr Nelson do Posto, onde diz que o cidadão só pode estar em um conselho representando a sua comunidade, isso é uma forma de colocar freio em nosso trabalho que é serio, estamos fazendo a nossa parte, o prefeito deveria sim revogar esta lei e nos apoiar, o que não é feito. trabalhamos com o nosso recurso próprio. O conselho de saude é operante e estamos fiscalizando. Os outros conselhos também onde tem sempre um do nosso grupo, estão atuantes. Veja bem na recente conferência nacional do meio ambiente em Brasilia, somente um representante da sociedade civil, do nosso grupo, foi representar o municipio de Magé em Brasilia. a secretaria do meio ambiente não mandou ninguem, apesar de ter a vaga garantida. Nos não estamos aqui para criticar o gestor municipal, só precisamos do apoio para exercemos o nosso dever, apoio esse que nós é garantido por lei.
    fica o convite ao nobre jornalista a participar mais de perto de nossa reuniôes, para entender que não somos comprados pela politica, estamos representando o direito dos usuários em nossas comunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

      Henrique, com todo respeito, o conselho municipal de saúde de Magé não está fiscalizando nada. Se estivesse, a saúde não estaria da maneira que está, UM LIXO.

      Nos diga quanto o Nestor gastou as OSs.

      Nos diga porque o diretor do hospital de Magé pediu demissão.

      Nos diga porque Nestor está exigindo a demissão de funcionários para contenção de despesas.

      Nos diga porque o hospital de Magé está caindo aos pedaços.

      Nos diga o que vocês fiscalizaram até hoje.

      Excluir
    2. primeiramente meu amigo anonimo, que de cara o senhor não é cidadão de Magé, por que o municípe de Magé tem que mostrar a cara, segundo meu caro anônimo, o senhor quer ter informações, busca na pagina da transparência, por outro ,lado nos estamos trabalhando sim., tem duvida comparece na reunião do conselho toda primeira segunda feira do mes, lá sim e senhor pode fazer todas as suas indagações ou então denuncie ao ministério publico, SUS ao TCU, mais não venha dizer anonimamente que este conselho está omisso, omisso é o senhor que não sabe votar e cumprir com o seu papel de cidadão.
      Falar pela internet é facil, o conselho municipal de Magé tem fiscalizado e trabalha em prol dos usuários( população) e dos trabalhadores do SUS no ambito do municipio de Magé, temos visto que na parte administrativa, hospital de Magé, Hospital de Piabeta e 24 horas de fragoso, tem se empenhado em atender o usuário de forma digna, por isso o senhor afirmar que o hospital esta caindo aos pedaços, fica o convite ao senhor, , marca o dia para que possamos juntos verificar esta denuncia que esta partindo do senhor.
      estou a disposição, entra em contator com o Paulo Redator.
      abraços.

      Excluir
  3. Quais direitos o conselho municipal de saúde de Magé está representando em nossas comunidades Henrique? O de procurar postos de saúde e hospitais em outras cidades?

    O conselho municipal de saúde de Magé é operante e está fiscalizando? Fiscalizando o que Henrique? Falta de tudo, desde médicos a esparadrapo.

    Você mora em Magé Henrique? Você conhece os nossos hospitais e postos de saúde?

    Vamos lá Henrique, fiscalize o seguinte, pegue as folhas de pagamento do hospital de Magé somente deste ano para começar. Você vai ver que nela estão um ex-secretário de saúde recebendo como consultor e um ex-diretor do hospital que não aparecem por lá, mas recebem religiosamente em dia.

    Fiscalize também porque o Dr. Wagner, que até o dia 2 deste mês era o diretor do hospital de Magé, não recebeu nenhum mês trabalhado.

    Henrique, tomo a liberdade se assim o O Redator permitir, de lhe oferecer este espaço não para você vir aqui e apresentar desculpas e justificativas para a ineficiência do conselho, mas sim, para apresentar resultados.

    De qualquer forma, você é um dos únicos que deu a cara e isso já é alguma coisa de bom neste mar de lama que é a área de saúde em Magé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de informar ao senhor anônimo, que as suas denuncias serão encaminhadas ao pleno do conselho, no dia 02 de dezembro de 2013, as 14 horas , na sala do conselho de saude, que fica no segundo andar da secretaria de saúde, sou o representante do sexto distrito de Magé, gostaria muito que vossa senhoria estivesse também nessa plenária, não precisa se identificar, só quero que seja testemunha das medidas que serão tomadas, (alias gostaria de ter todos o tipos de informações da área de saúde, visto que a secretária ñão nos dá um veiculo, como a lei determina, po isso temos que fiscalizar com o meu carro, gasolina do meu bolso o que dificulta o nosso trabalho, mais ainda assim cumprimos com o nosso papel)
      Abraços o obrigado por estar fazendo o seu dever de cidadão.

      Excluir
  4. Hoje fiquei muito feliz da proposta do governo de trazer 40 medicos pelo programa mais medico, isso é muito bom, pois estes medicos trabalhão de acordo com o programa da atenção básica, onde o medico cumprirá as 40 hors semanais conforme determina a lei. Parabens a gestão municipal. Atualmente os médicos não trabalham como deveriam nos psfs. chegam no posto e atendem um numero de paciente e vão embora, existem médicos que procuram fazer o seu trabalho melhor , mais infelizmente tem médico que acha que esta fazendo favor ao usuário.

    ResponderExcluir