quarta-feira, 20 de novembro de 2013

E AGORA, PREFEITO? CONSELHO CRIA DOCUMENTO EM PROL DA CULTURA

Pauta do conselho

O Conselho Municipal de Política Cultural de Magé, empossado no dia 19 de outubro elaborou, debateu e aprovou, em menos de trinta dias, o Plano Municipal de Cultura de Magé (2013-2023). As propostas foram apresentadas pelos conselheiros na reunião no dia 04 de novembro e debatidas com a sociedade mageense no dia 09, durante o I Fórum Permanente de Cultura de Magé, realizado no auditório da OAB-Magé.  A redação final do documento foi aprovada pelos conselheiros Alfredo Brandão, André Luis Alves dos Santos, Antônio Carlos Rebello, Antônio Seixas, Carlos André Guimarães da Silva, Claudia Maria Loiola de Santana, Cleide da Silva Campos, Deneir de Souza Martins, Lígia da Silva Gouvêa e Marcelo Silva dos Santos em sessão extraordinária ocorrida em 11 de novembro e o documento será encaminhado ao Prefeito Nestor Vidal Neto e à Câmara Municipal de Magé para ser transformado em lei.
Dentre os mais de sessenta projetos aprovados estão a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Magé, o Fundo Municipal de Cultura, a construção da Casa de Cultura de Magé e de lonas culturais em todos os distritos, a criação da Escola Municipal de Música e da Escola Municipal de Artes, a criação do Museu Histórico de Magé, a criação do calendário permanente de eventos culturais, a criação de Pontos de Cultura, a criação do Selo de Certificação Cultural, a criação de Centros de Comunicação e Informações Turísticas nos distritos, a criação do Salão de Artes Visuais de Magé, a criação do Centro de Referência da Cultura Popular mageense, além da realização de oito festivais ao longo do ano, da Bienal do Livro de Magé, da Festa Literária de Magé e da publicação de autores mageenses. Ainda este ano o Conselho Municipal de Política Cultural, presidido pelo advogado e historiador Antônio Seixas, pretende elaborar e aprovar o projeto da lei que institui o Fundo Municipal de Cultura a ser encaminhado à Câmara Municipal. No início de 2014 o CMPC estará debatendo os projetos da Lei de Incentivo à Cultura de Magé, da Lei de Fomento à Cultura de Magé e da Lei de Tombamento e Preservação do Patrimônio Cultural de Magé.
Nota da redação: é um documento e tanto, elaborado por pessoas comprometidas com a cultura. Nenhuma delas faz parte oficialmente do poder público mageense, e justo por isso, o grupo merece um voto de confiança. Trata-se de projetos e ações secularmente cobrados pelos fazedores e apreciadores da cultura na cidade, porém, que nunca foram levados a sério por nenhum governo municipal, como tememos não serem levados a sério pelo atual governo. Mas torcemos para estarmos enganados, e como o documento foi feito por pessoas, como já dissemos, dignas de confiança, esperamos que essas pessoas cobrem e exerçam ostensivamente seu poder de pressão e de obrigação de cumprir. Até mesmo porque será fácil para o atual prefeito transformar esse documento em lei que ele não terá de cumprir, pois nunca mais será prefeito desta cidade.
Outro problema a ser enfrentado é com o legislativo mageense, que não tem qualquer comprometimento com a cultura. Será que a possível criação de lei neste sentido será aprovada pela Câmara Municipal de Magé? E se for; será em troca de quê? E a depender, será que valerá o esforço? Vejamos o desenrolar dos acontecimentos. Contamos com os conselheiros, torcendo para que mais do que apenas conselheiros, eles se imponham como fiscais e cobradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário