sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MAGÉ FEITO COM ARTE - UM GRANDE EVENTO

Sônia, Carlos e Vilany: organizadores
Os eventos culturais verdadeiros, que significam oportunidade igual para todos, ainda que simples e com poucos recursos, em Magé, nunca são os que a Prefeitura, suas secretarias e fundação organizam. Quando a organização fica por conta da municipalidade, vai-se buscar bem longe ou dentro das panelas governo, pessoas menos qualificadas culturalmente, mas a peso de ouro, para protagonizar tais eventos, e entre os artistas e escritores mageenses (salvo exceções), os que são escolhidos têm que ser voluntários e figurantes. As exceções só fazem por merecer à base de muita bajulação, por anos e anos.
A introdução é só para comparar as grandes produções mais político-partidárias do que culturais do poder público mageense com eventos como o MAGÉ FEITO COM ARTE, promovido pelos artistas plásticos Sônia Monteiro, Viany Biegler e Carlos André, no Colégio estadual de Magé. Uma formidável exposição de artes e artesanatos, com participação de escritores e músicos de Magé. Grandes talentos que passam longe dos olhos de ocupantes de cargos de cultura e pretensos olheiros da prefeitura Municipal de Magé. Isso, porque não vendem suas almas ou porque ainda não apareceram na grande mídia, o que é o grande termômetro dos nossos políticos. Não pelo valor cultural dessas pessoas, mas pelo valor eleitoral que elas adquirem, depois de popularizadas pelos jornais de grande circulação e pela tevê.
Adalto: professor e artista plástico deu oficina de arte
A abertura do evento nesta quinta-feira, 17 de outubro foi um grande sucesso de público e uniu estudantes, professores, artistas, escritores e curiosos em um só ambiente de igualdade, onde todos eram importantes. Todos estavam por amor e não havia estrelas. Ninguém faturando alto às custas de outros. Nenhum figurão se impondo aos mais simples. Com sabor de mais querer, o evento se encerrou no sábado, 19, com a promessa dos organizadores, de que outros virão.


Demétrio Sena e Celeste, ao lado de Sônia, recitaram e lançaram seus livros


Carlos Alberto da Silva e David Queiroz Oliveira

Hugo Lima: Show de música e elegância


Írio Lima


Claudina Oliveira e Írio Lima


Rafael Valadão: jovem talento na poesia

Rafael Guimarães: música, alegria e simpatia

Sérgio Monteiro: jovem poeta filho de Sônia

Escritoras Benedita Azevedo e Iraí Verdan; artista Sônia Monteiro; Amélia, ao lado do esposo artista plástico Deneir

Artista plástico Carlos Eduardo

Deize Garcia (à esquerda) delicadez e arte
Momento flashe
Sônia Monteiro ao lado do esposo e sempre incentivador Sérgio
 Fotos cedidas por Sônia Monteiro

Um comentário: