segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DILMA ANUNCIA PROVIDÊNCIAS CONTRA ESPIONAGEM

A presidente Dilma acaba de anunciar que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem. Ela disse que determinou ao serpro a implantação de um sistema seguro de e-mails em todo governo federal, e que se trata da primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais.
Dilma justificou a decisão dizendo que é preciso haver mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem. O Serpro já trabalhava num sistema para dar mais segurança aos e-mails do governo federal, e a previsão era de que o ministério começaria a testar o novo serviço de mensagens criptografadas ainda neste mês de outubro.
O governo brasileiro vai adotar um conjunto de ações para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dos EUA. Também é prevista a criação de um serviço público e gratuito de e-mail oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.
Por causa dass denúncias de espionagem contra o governo brasileiro a presidente Dilma Rousseff chegou a adiar a visita de Estado que faria aos Estados Unidos neste mês de outubro. Em setembro, Dilma denunciou as ações de espionagem, afirmando que o ato fere o direito internacional e afronta os princípios que regem a relação entre os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário