segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BONGABA: UMA LOCALIDADE DESTRUÍDA PELO LIXÃO


Atendendo à denúncia de um morador da localidade de Bongaba, no sexto distrito de Magé, decidimos averiguar mais de perto o que sempre vimos a certa distância. Na verdade, há tempos planejávamos fazê-lo, para termos mais dados sobre o que sempre combatemos embasados em nosso conhecimento dos fatos. O que já não deveria nos assustar, tinha mais surpresas no tocante à dimensão do problema que se arrasta faz tempo, fazendo da cidade de Magé o quintal do abuso; terra sem lei.
O morro do cemitério de Bongaba está sendo totalmente destruído pela administração do CTR - Centro de Tratamento de Resíduos (lixão) que funciona sem fiscalização adequada no local. Quem passa pela estrada Rio-Magé pode ver que quase todo o morro já foi abaixo, tendo sido devastada uma grande área verde. 
Mas não é somente o morro que está sendo destruído pelo lixão de Bongaba. O Rio Inhomirim também sofre; na verdade, agoniza com o derrame de resíduos e chorume nas águas que um dia foram claras, faziam a alegria de banhistas e pescadores e eram o orgulho dos moradores de toda a margem. Da mesma forma, sofrem os moradores que convivem com o mal cheiro, o desconforto e os perigos constantes de contrair doenças oriundas da poluição. 
Passando pelo local, nossa reportagem fotografou o morro por diversos ângulos e percebeu pelo menos dois pontos para, entre outras coisas, provavelmente o vazamento do chorume nas águas do Rio Inhomirim. Um deles, uma valeta recentemente aberta, ainda sem manilhas. A equipe também fotografou a água do rio, em cujo espelho se vê a divisão entre o chorume recentemente despejado e a água já poluída tanto pela substância quanto pelo esgoto que também não recebe tratamento.
Diante da tragédia ambiental notória, do abandono e do descaso flagrantes, cabe aqui uma pergunta: aonde andam o INEA e outras instituições de defesa do meio ambiente? O que ocorre para que a natureza seja tão agredida sem critério e limite, e sem que os responsáveis sejam contidos? Quais são os critérios de ação dessas instituições e por que tanta limitação? Que tipos de poder impedem as ações, ou que espécie de entendimento existe para que ninguém responda pelo que faz?
Hoje falamos de Bongaba, mas todos os dias chegam a nossa redação denúncias de outros bairros mageenses que estão sofrendo com algum tipo de poluição, devastação de área verde, assoreamento de rio, criação paulatina de mini-lixões e outros desmandos. Tudo permitido. Nada fiscalizado. Nada impedido por quem quer que seja de algum escalão do poder, ONG ou outro tipo de instituição cujas preocupações deveriam estar voltadas para isso.
São perguntas que habitam a indignação de cada indivíduo consciente; cada cidadão racional; cada ser humano preocupado com o futuro de sua cidade, seu país, o próprio mundo. Haverá um tempo em que todo o dinheiro que viabiliza o crime, a barbárie, a ilegalidade, ou compra o silêncio e a cegueira dos que poderiam impedir tudo isso não terá mais o que comprar, porque tudo estará destruído. Até mesmo seus castelos, palácios e gabinetes.








4 comentários:

  1. Onde está a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada pelo Sr. LEANDRO VIDAL SANTOS que não vê isso? Juntamente com a Essencis, que opera sem alvará de funcionamento, não cumpre notificação do INEA para a instalação de número suficiente de filtros, que já recebeu várias multas e que ainda assim, continua operando, o Lixão de Bongaba é mais uma prova da INCOMPETÊNCIA e do DESCASO deste senhor e de sua secretaria com a cidade de Magé. Não há desculpas e nem justificativas para que estes dois problemas não sejam resolvidos. O senhor LEANDRO VIDAL SANTOS tem de ser exonerado imediatamente e responsabilizado criminalmente por todos os danos ambientais que estas duas empresas estão impondo a Magé.

    ResponderExcluir
  2. Só para lembrar, naquele local estão as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, primeira Igreja Católica da Região da Baixada Fluminense e que foi erguida a mais de 300 anos. Magé não cuida sua história, não cuida de seu lixo, não cuida do meio ambiente. O atual secretário de meio ambiente é alguns muitos zeros a esquerda. UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa empresa foi e sempre será a galinha dos ovos de ouro para muita gente.
    A política de Magé impressiona qualquer um que tenha o mínimo de senso humano.
    Mas para justiça os políticos são autoridades intocável, a que preço nos sabemos. Essa é a lei Brasileira, corruptos e corruptores de mãos dadas para sempre. O mais impressionante é que ainda são tratados com autoridades. E se questionarmos podemos ser preso por desacato "AUTORIDADE"
    Mas Magé não está no rumo certo?????????????????

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Magé não está no rumo certo amigo anônimo, principalmente quando o assunto é meio ambiente. Temos uma secretaria e um secretário de meio ambiente inertes, ineficientes e complacentes com firmas que estão deixando nossos rios e nossa população doentes. E o pior é que ele não vem a público para dar explicações.

    ResponderExcluir