segunda-feira, 15 de abril de 2013

PARA JORNAL BRITÂNICO, TOMATE PODE DERROTAR DILMA

O preço do tomate, que é um dos principais assuntos do Brasil, no momento, chegou aos jornais europeus. O Financial Times, um jornal de economia da Grã-Bretanha, publicou com destaque a inflação do tomate, em uma reportagem publicada no seu site. A matéria foi veiculada neste domingo e afirmou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff está ameaçada, e isso pode custar a sua não reeleição. Leia trecho da reportagem: 

“Dilma Rousseff pode estar entre os presidentes mais populares do mundo, mas sua reeleição no próximo ano pode ser ameaçada por um adversário formidável: o humilde tomate. O tomate é tão sensível no Brasil – em especial em São Paulo – como as cebolas na Índia, graças ao status de alimento básico em uma região com profundas raízes italianas”.  

A reportagem considera que parte da subida de preços nas últimas semanas foi sazonal, mas também pondera que a alta é algo “sintomático” do aumento da inflação brasileira.  O texto finaliza, afirmando que “Ela ( a presidente) deve muito de seu índice de popularidade de 78% à baixa taxa de desemprego, mas os choques de inflação irão prejudicar o sentido de bem-estar dos eleitores antes das eleições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário