terça-feira, 9 de abril de 2013

LEI SECA COM TOLERÂNCIA ZERO NO BRASIL

O Brasil se tornou um dos doze países do mundo mais rigorosos com a política da "tolerância zero" de álcool no sangue. Segundo a Resolução 432/13 do Contran, que regulamentou a Lei 12.760/12 (Qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165), nova lei seca, apenas um bombom com licor acarretaria em R$ 1.915,40 de multa, um ano sem carteira, apreensão do veículo e sete pontos no prontuário. Para um enxaguante bucal a pena chega até três anos de prisão.
A suspensão da CNH  por um ano devido a um chocolate com licor, aparenta ser uma regra excessiva aos olhos da sociedade, devido aos critérios puramente quantitativos, criando situações de injustiça e desequilíbrio.
Segundo o jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil, Luiz Flávio Gomes, na lei penal, há duas formas de não ser produzida uma eficácia preventiva: quando ela não é aplicada, resultando na impunidade do infrator (caso Edmundo, por exemplo), ou quando  ela é exageradamente desproporcional, desequilibrada e desarrazoada, no caso da nova lei seca.

M.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário