sexta-feira, 15 de março de 2013

MAGÉ: DEPOIS DA EUFORIA, DESENCANTO E DECEPÇÃO

O que era encanto, esperança, começou a virar desencanto; decepção. A nova gestão da Prefeitura Municipal de Magé vem apresentando vícios bem parecidos com a anterior e deixando a cidade no abandono, no que diz respeito, por exemplo, à ordem pública. Este é o problema mais grave que a população tem enfrentado, e parece que nenhuma das inúmeras reclamações tem chegado aos ouvidos do poder público municipal, se considerarmos o nada que é feito para resolver tais problemas. Um deles é o desrespeito ao direito de ir e vir do cidadão comum, que não conta mais com as calçadas, pois elas são invadidas todos os dias a partir da tarde e nos fins de semana o dia inteiro, pelos bares de grande fluxo. Em bairros como Fragoso, Pau Grande e Suruí, quem não quiser enfrentar o risco de atropelamento ao passar pela estrada, tem que enfrentar o constrangimento da intimidação por pessoas que se aglomeram nas calçadas, com expressões pouco amistosas. Tem ainda o som excessivamente alto de seus carros com caixas de som potentes nos capus abertos e expressões desrespeitosas, quando quem passa é uma moça ou senhora. E não são apenas os bares. Há também muitas serralherias e outros estabelecimentos que tiram o direito de ir e vir dos transeuntes, havendo casos em que até cones são usados como forma de aviso explícito de que as pessoas devem se desviar e passar pela estrada.
O trânsito é outro problema: os guardas são inexperientes, os semáforos só atendem à demanda dos veículos, não havendo espaço entre a liberação de uma mão e outra para que as pessoas atravessem as estradas e os motoqueiros são livres para cometer qualquer abuso, como não respeitar a sinalização, pilotar em alta velocidade, empinar suas motos, tudo isto sem capacete e muitas vezes conduzindo mais de um carona, inclusive crianças pequenas também sem capacete. Ainda sobre o trânsito, são muitos os semáforos com defeito há tempos; as faixas das estradas são confusas e os guardas são ávidos por multar sem as devidas averiguações, como se os seus salários estivessem ligados ao número de multas realizadas. Já as empresas de ônibus fazem o que bem querem; mudam de pontos finais e deixam passageiros na mão. Descumprem horários e não cuidam dos veículos, muitos dos quais estão em estado lastimável. São muitos os motoristas que não respeitam os direitos de gratuidade, e uma dessas empresas, a Alpha Rodobus não aceita os cartões convencionais, constrange os idosos, portadores de deficiências e estudantes e ainda se dão o direito de serem ríspidos.
Como se não bastasse, ainda existe o caso dos carros de propaganda volante, que desacatam a legislação com decibéis absurdos e não respeitam nem mesmo a proximidade dos hospitais e das escolas. Tudo isto somado à grande precariedade na saúde, na educação e na merenda escolar. Obras? Existem sim, não é mentira. Mas isso é o mínimo que uma prefeitura pode e tem que fazer, sem abandonar as outras áreas. Mesmo assim, essas obras não contemplam nem parece que contemplarão tão cedo aquelas localidades historicamente abandonadas dos distritos menos visados da cidade. Os que não servem como outdoor. Localidades como Santa Dalila, Parque das Flores, muitas de Mauá e Santo Aleixo, que continuam sem pavimento, tratamento de esgoto e outros cuidados essenciais ao conforto de seus moradores. E mesmo nas ruas  dos bairros mais populosos são muitos os buracos, e há excesso de lama quando chove, tanto quanto de poeira nas estiagens, mesmo nos asfaltos, pois são precários e carentes de acabamento.
Quem conhece cada recanto deste município sabe quais são as necessidades ignoradas daquelas pessoas que mais precisam. Daqueles bairros que talvez se mostrem menos promissores eleitoralmente. Menos viáveis à popularidade do poder público municipal, com vistas às próximas eleições. Esta é a nossa realidade, passados quase dois anos de euforia e paciência entre uma eleição suplementar e outra legítima.

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, agora vejo que esse blog esta caindo na realidade de Magé. Não da para sustentar uma farsa por muito tempo, será que ainda estão resolvendo problemas da gestão passada. É lamentável ter que sentir falta daqueles que se foram, votamos acreditando em mudanças e nas auditorias que seria feita para mostrar falcatruas do passado. Sabemos valor do orçamento anual de Magé, em dois anos não é difícil calcular o imenso volume. E o que foi feito neste período, o rombo passado foi tão grande assim que ate hoje não se pode fazer nada. É preciso que o SR prefeito diz a que veio, essa de empurrar macaquinho não cola mais. Tenho pesadelo só em pensar na volta do clã, e não duvidem, se a inércia continuar o passado pode se fazer presente novamente. Espero que a perda dos roialtis não venha servir também de desculpas por tudo que não fez..............
    É triste ver um sonho indo de água abaixo

    ResponderExcluir
  2. isso é uma palhaçada, confiamos em um Falso politico que agora não esta dando a minima para nossa cidade, quero acrecentar tambem o fato de nosso aterro sanitario estar sendo utilizado por outros municipios, e com o despejo de lixo hospitalar sem qual quer tratamento, uma total desordem sobre o que é despejado, contaminando o rio que passa ao lado e desagua na baia de guanabara, o cheio é insuportavel, o churume é nitido em dias de chuva, escorrendo direto para o leito do rio, antes da eleição perguntei a nosso atual prefeito sobre esse mesmo assunto, e me foi dito, pelo proprio e então atual prefeito, que isso seria prioridade, que ele acabaria com o aterro sanitario de bongaba, dando um destino mais ecologico para nosso lixo, e porem nada foi feito, tudo continua o mesmo e ate pior.

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupem irmão, é só ver a grana que entra ali todos os dias, e se tem grana pra politico tudo pode né irmão.se tem um pi chulé prefeito não vê nada Ibama nada vê, Feema é cega, secretario tem o dele né. Mudando o assunto irmão, tem nova bravata do SR prefeito no ar já pensando na eleição de 2014 sem duvida,esta chegando a Magé 140 milhões para saneamento,rsrsrs. Isso porque as promessas da eleição passada já foram toda executadas exemplo, barcas em Mauá, trem Mauá x raiz, MEGA SHOPPING EM Magé,ponte Mauá x caxias,restaurante popular em Piabeta, usina reciclagem do lixo de Bongaba entre outra tantas, e assim a vida segue e o povo só.......rsrsrsrs

    ResponderExcluir