sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MAGÉ EXPÕE SUAS METAS

 Pauta oficial

“O meio ambiente precisa de cuidados, e todos precisam fazer a sua parte”, foi o que o subsecretário de meio ambiente de Magé, José Renato Ascar, disse durante a fiscalização feita na Baía de Guanabara na última quarta-feira, 9. O barco da Defesa Civil de Magé, saiu da Praia de Olaria em Mauá, em direção ao Rio Suruí e retornou em Barão de Iriri.
Durante o percurso foi possível encontrar muito lixo na Baía de Guanabara, que sofre com a poluição causada pelo derramamento de óleo que aconteceu há 10 anos. No Rio Suruí, garrafas, sacolas, animais domésticos mortos e muitos dejetos são facilmente encontrados. “Precisamos poluir menos, a secretaria está trabalhando com projetos de educação ambiental, na comunidade e nas escolas e a partir de 2013 iniciaremos no município o Programa de Coleta Seletiva, com o objetivo de transformar esses resíduos que encontramos nos rios, nas ruas e na Baía em fonte de renda” explicou o subsecretário.
O Programa de Coleta Seletiva funcionará em Magé através da parceria entre secretarias municipais e a Cooperativa de catadores de lixo da cidade. “As pessoas que catavam o material reciclável no destino final que era o lixão, agora vão até as casas das pessoas, o lixo reciclável será coletado onde é gerado, para isso precisamos da conscientização da população para que separem o seu lixo. É preciso que o governo tome atitudes sim, mas a ajuda da comunidade é fundamental” reforçou José Renato.
A Secretaria oferece cursos e palestras em escolas municipais para conscientizar crianças e adolescentes no cuidado com o meio ambiente. “Em 2013 os projetos de capacitação de jovens voltarão e vamos continuar com o trabalho de sensibilização para o cuidado com o meio ambiente” disse o Secretário de Meio Ambiente Leandro Vidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário