segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EPIDEMIA DE GRIPE NOS EUA PREOCUPA GOVERNO BRASILEIRO

Os americanos estão diante da mais forte e preocupante epidemia de gripe dos últimos quatro anos. Isso levou o governo do Estado de Nova York, o mais afetado até agora, a declarar estado de emergência em saúde pública. Só lá foram 20 mil casos do fim de dezembro do ano passado ao início de janeiro deste ano.
Cidades como Boston entre outras, também reconheceram a gravidade da situaçãoo que levou à liberação da vacinação em farmácias, o que antes não era permitido.
Essa situação em um dos principais destinos de férias dos brasileiros levou o Ministério da Saúde a divulgar orientações a todos os que pretendem ir às cidades americanas e regiões onde a doença se expande, a exemplo do Canadá. Não há recomendações de cancelamento de viagem, mas a indicação decuidados a serem adotados por todos os turistas, como evitar locais com grande aglomeração. Devem-se precaver especialmente as pessoas que apresentam condições que favorecem a ocorrência de casos mais graves – idosos, crianças menores de 2 anos, grávidas e quem está com a imunidade afetada (em tratamento oncológico ou com sintomas associados a Aids, por exemplo).
Na opinião do infectologista David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no País, essas pessoas com maior risco de sofrer com as complicações da gripe e que não têm urgência de ir aos Estados Unidos devem adiar a viagem. Segundo ele, não adianta tomar a vacina de 2012, embora a epidemia estrangeira tenha provocado grande procura nas clínicas de imunização e hospitais do País por turistas rumo ao Exterior.
O infectologista Jessé Reis, do serviço de Consulta do Viajante do Fleury Medicina e Saúde endossa que vacina protege contra 14,5% dos vírus que circulam lá, e os efeitos só aparecem a partir de um período de sete a 14 dias. Uma das empresas fabricantes do medicamento estima a chegada dos novos imunizantes às clínicas privadas só em fevereiro. A vacinação pública está prevista para abril. Esse não é um consenso entre os médicos. O infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, diz que quem não se vacinou em 2012 deve fazê-lo antes de entrar no avião. Deve-se ainda observar  o prazo de validade do medicamento, pois o imunizante disponível é o que foi dado em 2012 e foi preparado apenas para uso durante a temporada de gripe do ano passado. Há informações de que até agora 20 crianças e 60 adultos morreram por gripe. 
Na semana passada a agência reguladora americana FDA aprovou uma nova vacina contra a doença produzida por engenharia molecular, o que elimina o cultivo do vírus em ovos, colnforme a técnica tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário