quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PREFEITURA DE MAGÉ PROMOVE CURSO DE SUINUCULTURA


Do site oficial - Cerca de 30 agricultores participaram do curso de Manejo de Suínos promovido pela Emater-Rio e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, realizado na propriedade do produtor rural Alcemar Ferreira de Souza, 69, no Parque dos Artistas. O curso ofereceu aula teórica e prática que aconteceu nesta quarta-feira (22).
Segundo o engenheiro agrônomo e Supervisor Local da Emater, Edison Rodrigues, “o objetivo é ajudar o agricultor a adquirir o conhecimento necessário para aumentar a produtividade e diminuir os custos, assim melhorando a renda. O curso foi um pedido dos próprios agricultores, que já recebem nossa assistência técnica, e graças ao convênio que a Emater tem com o governo municipal é possível realizar esse tipo de trabalho, trazendo as apostilas, o material cirúrgico para a parte prática, os remédios, a ração, e a alimentação dos alunos, por que o curso durou o dia inteiro”.
 O agricultor Joncimar Carvalho de Souza, 40, falou sobre a importância da especialização, “aprendendo essas técnicas melhora as nossas condições, temos que fazer de tudo para diminuir os custos na produção, mas ao mesmo tempo enriquecer a ração. Por que você melhora a carne do animal com uma alimentação melhor, diminuindo a gordura do suíno. E ainda aprendemos muito sobre tratamento e medicamentos. As nossas portas estão sempre abertas, é sempre bom juntar pessoas que querem criar, mas às vezes não tem condições” explicou o produtor, que é filho do proprietário do sitio onde foi realizado o curso.
Os médicos veterinários Paulo César Rosa, da Secretaria Municipal de Agricultura e Priscila Gianini Gonzalez, da Emater, foram os professores responsáveis pela aula, e dividiram o curso com temas como Controle de Produção e Ficha Individual do Animal, Controle de Receita e Despesas, Castração do Reprodutor, Aplicação de Vermífugo e Vacina. Além de realizar durante a aula prática a castração de um porco que pesa 200 quilos, e de leitões, ensinando todas as técnicas, desde a aplicação de anestesia local, até as técnicas de tratamento após a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário