terça-feira, 9 de outubro de 2012

PREÇOS QUE UMA ELEIÇÃO NÃO PAGA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Entre tudo o que há de mais previsível numa campanha eleitoral, existem as surpresas. Quase sempre desagradáveis. A eleição não confirmada de um candidato forte, muito bem votado e que era dada como certa é uma delas. Aí surgem as retaliações notórias ou veladas, os distanciamentos de gente que se gosta, os semblantes constrangidos e algo além, geralmente mais entre a assessoria de campanha, pois os políticos mesmo não se desentendem entre si. Não de verdade. Eles se preservam, reconhecendo que podem precisar uns dos outros futuramente, ainda que não como amigos, mas pelo menos como possíveis aliados, parceiros ou algo assim, visando negócios políticos.
É neste contexto que a política é uma desgraça: na caça às bruxas, são os amigos que deixam de ser; ou não deixam, mas criam rusgas; nunca mais serão os mesmos; haverá para sempre a acusação, por mais implícita que seja, de traição, infidelidade, culpa. Tudo isso, quando pode ser que não haja culpa entre os que se estranham, pois se o desempenho da equipe foi insuficiente, o do candidato também foi, como foi insuficiente o desempenho de sua família, se é que deva ser levado em conta. Acho que não deve, porque uma eleição é muito mais complicada do que isso. Tem muita gente estranha que é contratada para trabalhar e não trabalha. Tem também muita gente estranha que atua como agente duplo, é espiã do outro lado, e essa gente é de fato estranha, não tem compromisso além do free-lancer por uns trocados de onde quer que venham. Os amigos, a família, os apaixonados que acreditam numa política limpa e justa e se alistam na campanha de determinado candidato não traem. Não enganam. Pode ser que não se entreguem à campanha, por não terem essa característica de militância, mas orientam a quem os procura pedindo uma opinião sobre em quem votar; torcem e votam; dão alguma contribuição gratuita, além de alguma contribuição profissional remunerada, e são transparentes quanto a isso. Também é inconcebível que as preferências, tendências e ideologias diferentes nas eleições estremeçam amizades, causem estranhamentos, esfriem admirações e cumplicidades.
Quem entra em um jogo, uma campanha política, um vestibular, um concurso, uma licitação, se o fizer honestamente entra para ganhar ou perder. E o mundo, a quem os vencedores nunca são gratos realmente, pois atribuem os méritos a si mesmos, também não é culpado quando essas pessoas não atingem seus objetivos. Há que se perder eleições, há que se ver uma pessoa querida passar por isso, há que se ter um filho, um irmão, um primo reprovado na universidade sem que essa tristeza cause uma amargura capaz de fazer atirar para todos os lados granadas barulhentas ou adagas silenciosas em outrens. Principalmente nas pessoas que de uma forma ou outra deram alguma contribuição que não foi bastante. A pessoa que pleiteou, a maior interessada, é quem mais deve refletir sobre o seu desempenho. Depois, as mais próximas, bem próximas mesmo, no caso, a família. Nunca os que não tinham obrigação direta e mesmo assim doaram algo; talvez um minuto, quem sabe uma palavra, uma orientação, uma dica, mesmo que não tenham funcionado.
Nós, que torcemos por alguém, talvez não pelas mesmas pessoas; que atuamos como colaboradores de uma campanha, talvez não a mesma, ou que de alguma forma estivemos juntos na duração da corrida pelo último pleito eleitoral, sejamos inteligentes e razoáveis, da maneira mais correta e sincera, como os políticos são, maioria de forma torta: mantenhamos nosso bom senso, nossa gentileza e a boa vontade. Nós também não apenas podemos, mas certamente continuaremos a precisar uns dos outros. Se ganhamos ou perdemos, ou assistimos nossos preferidos ganharem ou perderem a eleição, uma coisa é certa: não podemos perder nossos afetos; nossos amigos.

Um comentário:

  1. paulo cesar muito obrigado neste momento é exatamente isso que eu precisava ouvir esta materia certamente vai sr um balsamo para muitos que assim como eu tambem trabalharam trabalharam trabalharam mas nao foi o suficiente pra conseguir a vitoria obrigado amigo fica na paz

    ResponderExcluir