segunda-feira, 15 de outubro de 2012

BRASIL PERDE WILTON FRANCO

Será esta segunda-feira às 19h, a cremação do corpo de Wilton Franco, criador da série 'Os Trapalhões'. O ato será realizado no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú. Wilton tinha 82 anos e faleceu na manhã deste sábado (13), vítima de uma parada cardiorrespiratória. Há dois meses ele passou por uma bateria de exames e os médicos afirmaram que estava bem de saúde. Seu corpo está sendo velado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Penha, no Norte de Santa Catarina. O apresentador tinha quatro filhos, cinco netos, quatro bisnetos, e atualmente trabalhava no Parque Beto Carrero World.
QUEM FOI WILTON
Nos últimos 10 anos, trabalhou como consultor do Parque Beto Carrero World. Sempre contribuía com dicas e era admirado e respeitado por todos os formadores de opinião que o conheciam, por seu trabalho na TV Brasileira. Quando era um dos diretores da TV Excelsior na década de 60, Wilton Franco reuniu quatro artistas para a criação do humorístico "Adoráveis Trapalhões" em 1966. Eram eles Wanderley Cardoso (cantor da Jovem Guarda), Ted Boy Marino (lutador dos programas de telecatch), Ivon Cury (cantor e ator de chanchadas) e Renato Aragão, que ganhava destaque no cinema e nas emissoras de televisão do Rio de Janeiro naquela época inesquecível para quem era criança.Também atuou no programa "Balança, mas não cai" nos anos 50 na Rádio Nacional. Dirigiu "Essa gente inocente" nos anos 60 na TV Excelsior e "O povo na TV" na TVS (atual SBT) que na década de 1980 também era apresentado por ele. "Hoje é sábado" e "Moacyr Franco Show" foram outros programas, ambos na TV Tupi, dirigidos por ele.
Depois do ano de 1988, o programa Os Trapalhões passou a ter direção geral de Wilton Franco, tendo redação final dele e de Renato Aragão. Nesse tempo, passou a ser transmitido ao vivo do Teatro Fênix. Quando Zacarias morreu, o programa precisou ser remodelado, e ainda com direção de Wilton Franco e supervisão de criação de Chico Anysio, era dividido em duas partes, com shows musicais e esquetes com Didi, Dedé e Mussum contracenando com comediantes convidados. Wilton deixou a direção do programa no ano de 1992. Foi substituído um ano depois por José Lavigne. Foi uma grande perda para a televisão brasileira e para o jornalismo em geral. O REDATOR também lamenta a sua morte e se solidariza com a família e os admiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário