sábado, 15 de setembro de 2012

“LULA ERA O CHEFE DO MENSALÃO”

É o que teria afirmado o empresário Marcos Valério, Condenado por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção ativa no julgamento do mensalão, que acaba de quebrar o silêncio. Ele acusou o ex-presidente Lula de chefiar o esquema do mensalão. Uma reportagem publicada pela revista "Veja" informou que o empresário teria dito que o pagamento de propina a políticos da base aliada do governo movimentou R$ 350 milhões, o que é quase cinco vezes mais do que o apurado pela Polícia Federal. Esse dinheiro teria sido mascarado por doações clandestinas avalizadas pelo próprio ex-presidente e seus aliados mais próximos. O objetivo de Lula seria a mobilização dos empresários para irrigar o sistema com dinheiro.
A reportagem afirma que o PT obteve desde 2005 o silêncio de Valério em troca de promessas de adiamento do julgamento ou punição menor no Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de muitos revazes que podem levá-lo a uma pena severa, Valério teria narrado que fora os empréstimos de suas agências, outras empresas contribuíam diretamente com o PT em troca de vantagens. O então então presidente seria o "fiador" das negociações, operadas e registradas pelo ex-tesoureiro, Delúbio Soares. Mais ainda, os empréstimos do Banco Rural às suas agências só foram autorizados pelo ex-presidente da instituição, José Augusto Dumont, porque Lula deu seu aval. Com ajuda do Planalto, o empresário também teria sido recebido no Banco Central para negociar a suspensão da liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco, cuja massa falida era de interesse do Rural.
Valério se declarou, para a Veja, como um agente de menor importância, a serviço do partido de Lula. "O PT me fez de escudo, me usou como um boy de luxo. Mas eles se ferraram, porque agora vai todo mundo para o ralo”. Valério teria dito que ao longo de todo esse tempo, tratou de seu silêncio com o Paulo Okamoto, hoje presidente do Instituto Lula, em vários encontros, um deles às vésperas de seu depoimento à CPI dos Correios. Renilda Maria Santiago, a mulher do empresário, teria procurado o petista numa das prisões do marido para exigir sua libertação. A reportagem também diz que o empresário tem noites de sono atormentadas por crises de pânico e teme ser morto. Por causa do escândalo, seus dois filhos sofreriam humilhações e Renilda já teria tentado suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário