quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RESULTADO DO VIII CONCURSO DE TROVAS DA ACADEMIA MAGEENSE DE LETRAS - 2012

A Academia Mageense de Letras apresenta em primeira mão, no REDATOR, os resultados do seu concurso de trovas versão 2012.

Tema: MORENA (L/F)

1.º LUGAR
Quando ela passa formosa
cheia de encanto e faceira,
mostra a graça esplendorosa
da morena brasileira.
LICINIO ANTONIO DE ANDRADE
Juiz de Fora – MG

2.º LUGAR
Em minha terra morena
- meu Brasil de tanta luz –
velando a noite serena,
estrelas brilham em cruz!
DOMITILLA BORGES BELTRAME
São Paulo – SP

3.º LUGAR
O meu ardente desejo
possui, morena, bom gosto:
plantar um dia o meu beijo
nas covinhas do teu rosto!
JOSE ANTONIO DE FREITAS
Pitangui – MG

4.º LUGAR
Morena, teus olhos são
minhas penas, meus amores,
que me tolhem na prisão
com grades feitas de flores.
ANTÓNIO JOSÉ BARRADAS BARROSO
Parede – PORTUGAL

5.º LUGAR
Morena dos olhos meus,
te vendo sambar assim,
eu não pergunto por Deus
e nem respondo por mim.
SERGIO FONSECA
Mesquita – RJ

6.º LUGAR
Na areia branca e serena,
quando o Sol vem te beijar,
sinto ciúmes, morena,
por, teu corpo, ele tocar!!!
ALBA HELENA CORREA
Niterói - RJ

7.º LUGAR
O ciúme foi fatal,
meu Deus, foi mesmo uma pena;
por um fato tão banal
perdi a minha morena.
ANTONIO CLARET MARQUES
Guaxupé – MG

8.º LUGAR
Neste abraço que me aquece
na noite sem luz e fria,
a morena me endoidece
e me refaz a energia!
MARIA HELENA U. CAMPOS DA FONSECA
Angra dos Reis - RJ

9.º LUGAR
Eu sei que a negra é demais,
que a loura ninguém aguenta,
mas a morena arrebenta
em tudo que pensa e faz.
ANTONIO CABRAL FILHO
Rio de Janeiro – RJ

10.º LUGAR
Foi das noites a mais bela...
o fim dos tempos tristonhos
pois conquistei a donzela,
a morena dos meus sonhos...
DARI PEREIRA
Maringá – PR

Tema: LIVRO (H)

1.º LUGAR
Mil livros já devorei,
mas neles não achei graça:
até hoje eu nada sei...
- Muito prazer! Sou a traça!
RENATO ALVES
Rio de Janeiro –RJ

2.º LUGAR
Eu tenho um livro que é um mapa
de como ser abastado:
- Ali Babá está na capa
e, os quarenta... no senado...
IZO GOLDMAN
São Paulo – SP

3.º LUGAR
A Lulu, no livro de ouro
deixou recado “maneiro”:
- Em casa dou meu tesouro
para quem chegar primeiro.
DIRCE MONTECHIARI
Nova Friburgo – RJ

4.º LUGAR
Analfabeto e orgulhoso
foi pego em sua altivez
lendo um livro volumoso
todo escrito em japonês.
ANTONIO CLARET MARQUES
Guaxupé – MG

5.º LUGAR
“Travesseiro – diz o Luso
ao Vendedor  - é besteira!”
“Porquê???” – “Ora, pois, eu uso
o “Livro de cabeceira”!!!”
MARIA MADALENA FERREIRA
Magé – RJ

6.º LUGAR
A cinquentona emergente
se acha culta e esclarecida:
Esforçada... persistente...
já leu um livro... na vida!
PEDRO MELLO
São Paulo – SP

7.º LUGAR
Com um livro na cabeça
caminha empinada a bela.
Assim quem sabe aconteça
que o saber penetre nela...
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá – PR

8.º LUGAR
Eu, fazendo errado ou certo,
nada escondo de vocês;
minha vida é um livro aberto...
Todo escrito em japonês!
ADEMAR MACEDO
Natal – RN


9.º LUGAR
Um livro sempre carrega
tentando mostrar cultura,
mas ao se expressar... não nega
ser uma cavalgadura.
FLÁVIO FERREIRA DA SILVA
Nova Friburgo – RJ

10.º LUGAR
Professora, já caolha,
Ao aluno, com carinho:
“Neste livro falta a folha...”
- Eu a “usei” pelo caminho!
NEI GARCEZ
Curitiba – PR

COMISSÃO JULGADORA:
Acadêmico Ailson Cardoso de Oliveira
Acadêmico Clóvis da Rocha Mendes
Acadêmico Tassélio de Souza Pereira

ORGANIZADOR DO CONCURSO:
Acadêmico Antônio Seixas

PRESIDENTE DA ACADEMIA MAGEENSE DE LETRAS:
Acadêmico Alzir Ferreira

PREMIAÇÃO:
A entrega dos prêmios acontecerá dia 25 de agosto (sábado), às 18h., no auditório do Pólo CEDERJ - Magé (Avenida Padre Anchieta, n.º 163, Centro, Magé, RJ), como parte das comemorações pelos 24 anos de fundação da Academia Mageense de Letras.

Magé (RJ), 1.º de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário