quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Evento exalta valorização do patrimônio cultural de Magé

Pauta Oficial
Como parte da programação de encerramento da Segunda Semana Fluminense do Patrimônio promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a Fundação Educacional e Cultural de Magé (FECM) realizou o evento ‘Patrimônio em Movimento’, nesta quinta-feira (23) no auditório da Unigranrio.
Além de profissionais da área de história e cultura, o evento também contou a presença de Daniela Martins do Departamento de Diversidade Cultural e Cidadania, Luiz Antônio Vieira, secretário de Governo, profissionais da Educação e representantes do Setor de Administração Patrimonial do município. Os participantes puderam conferir, logo na abertura, a apresentação da tradicional Folia de Reis Estrela do Oriente, do 6º distrito, que animaram o público. O Mestre Sebastião Trindade ainda contou sobre a história e tradição do grupo. “A Folia de Reis veio para o Brasil através dos portugueses, mas aqui a gente juntou a sanfona e os palhaços, e a folia tomou a forma que todo mundo conhece hoje”, explicou.

Na sequência foi exibido o documentário ‘Cidades Invisíveis’, uma produção que é fruto da iniciativa do INEPAC pelo tombamento das ruínas da Vila de Estrela, que fica no 6º distrito de Magé, e rendeu no formato cinematográfico, contando a história de cidades com grande simbolismo histórico, mas que desapareceram do mapa, ou deram lugar aos projetos de desenvolvimento do Estado. “O desejo é sensibilizar as pessoas através dos sentidos, da importância em preservar a história que está nesses locais [cidades destruídas retratadas no filme, assista on-line através do link no final desta notícia], são lugares que desapareceram com o tempo mas estão vivos na lembrança de antigos moradores”, destacou Beth Formaggini, diretora do curta.
“Um encontro como esse é uma oportunidade única para mostrar o quanto nós temos de produtos culturais aqui em Magé, importantes para a nossa história”, ressaltou a presidente da FECM, Alcília Brandão. Entre os palestrantes também estão Beatriz Leal, Izabel Contarato, Sergio Soares e Alexsandro Rosa, que compartilharam os conhecimentos sobre as relíquias de Magé, incluindo os padrões arquitetônicos do período de colonização do Brasil e que estão à disposição dos mageenses.
De acordo com Alexsandro Rosa, coordenador de artes cênicas e recursos audiovisuais da FECM, em sua temática que trata da análise tipológica da arquitetura presente na Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no 1º distrito de Magé, o local é símbolo que caracteriza um importante período histórico no país. “A arquitetura é referência e identidade do povo e revela características das origens e história da cidade. Nesse caso, em especial, referencia o progresso e a colonização brasileira, com predominância do estilo Barroco Rococó”, detalhou o profissional.
O ‘Patrimônio em Movimento’ é um evento que visa atender o cumprimento do artigo 216, inciso V, parágrafo 1, da Constituição Brasileira de 1988, que incentiva o cuidado com o patrimônio cultural do país: “O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiros por meio de diversas formas de acautelamento e preservação”.
O curta-metragem ‘Cidades Invisíveis’ está disponível em nossa página no facebook, clique e assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário