segunda-feira, 25 de junho de 2012

BLOCO DE NOTAS

Escola Marcílio Dias recebe Programa de Saúde nas Escolas – No dia 22 de junho, o Programa Saúde na Escola esteve na escola municipal Marcílio Dias, em Cachoeira Grande, no 3º distrito de Magé. Mais de 100 alunos do pré-escolar ao 5º ano foram pesados, vacinados com a Tríplice Viral e tiveram suas medidas verificadas, pelos profissionais do PSF local. Pelo mesmo sistema, cada dia uma escola do município será contemplada com profissionais para a realização das medidas tomadas no programa, até o fim do ano, incluindo capacitação de enfermeiros e educadores para avaliação oftálmica nos estudantes, triagem de acuidade visual, avaliação de higiene bucal e verificação de estudantes sem registro civil, além do encaminhamento de crianças com problemas para o Conselho Tutelar.

Alunos das escolas municipais de Magé assistirão peça sobre DST/AIDS – Jovens a partir de 14 anos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de assistir a peça “Uma Odisséia no amasso – uma história de prevenção”. Trata-se de uma comédia com texto e direção de Claudia Valli, que fará uma mini turnê na cidade, com seis apresentações. O espetáculo encenado pela Companhia de Teatro Tibicueira conta de forma divertida sobre um casal de adolescentes que descobrem a sexualidade, busca conscientizar adolescentes e jovens sobre os riscos do início precoce da vida sexual, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada. A peça é uma projeto da Unesco com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que através das parcerias com municípios levam o projeto para unidades escolares participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

Professor de Magé cria projeto Mata Atlântica – Alunos do 2° ano do Colégio Estadual Prof. Alfredo Balthazar da Silveira tiveram uma aula diferente no domingo, 24 de junho. O professor de Biologia, Emilson Carvalho, criador do projeto “Mata Atlântica Local”, há oito anos leva os alunos por trilhas e cachoeiras para conhecerem o que aprendem em salas de aula. Emilson esteve no Rio+20 apresentando seu projeto e mostrando as riquezas naturais de Magé. O primeiro local a ser visitado foi o Véu das Noivas, na Cachoeira Grande, localizado no distrito agrícola. 

Localidade Partido receberá “Ação de Promoção da Vida Cidadã –  Os moradores de Suruí serão os próximos beneficiados com a Ação de Promoção da Vida Cidadã. O evento será realizado no sábado, 30 de junho, na Escola Municipal Vereador Waldair José do Amaral, no bairro Partido. Será das 8h às 12h.

Quinta edição da Marcha pra Jesus mobiliza Magé – Realizada pelos pastores da cidade, e com o apoio do Prefeito Nestor Vidal, a quinta edição da Marcha Pra Jesus em Magé reuniu um culto de adoração, uma multidão marchando pelo primeiro distrito e um show com a cantora Gabriela Rocha, na Praça Dr. Nilo Peçanha. O evento contou com apresentações de bandas de igrejas do município, apresentações de teatro, grupos de coreografias e corais que aqueceram o público que chegava em pequenos grupos e caravanas. Mais de 20 pastores de denominações diferentes puxaram a marcha que saiu pela Avenida Simão da Mota, dando a volta pelas principais ruas de Magé, parando e orando por departamentos e locais que marcaram a história do município.

Nova escola municipal muda realidade de alunos –No dia 22 de junho, foi entregue à população de Citrolândia o novo prédio que vai abrigar a Escola Municipal Professora Margarida Nery Portella, naquele bairro. Pais e alunos da comunidade aprovaram as novas instalações que vão modificar a realidade dos estudantes. A diretora da unidade, Luiza Gomes de Faria, está empolgada com as novas instalações da escola e contou que a população já está procurando por vagas para creche e outros níveis de escolaridade.

Chuva forte provoca deslizamento no sexto distrito – Na madrugada de sexta-feira, 22 de junho houve um deslizamento de encosta na Rua Boa Vista em Piabetá, em decorrência  da forte chuva que atingiu o município. Desde as 17h de quinta-feira (21) a Defesa Civil Municipal entrou em estado de alerta e os agentes acompanharam a evolução do temporal, com monitoramento do índice pluviométrico na estação do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), localizado em Raiz da Serra, no 6º distrito de Magé. Não houve vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário