segunda-feira, 14 de maio de 2012

"A POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA É UMA FARSA"

No dia 10 de maio, o ambientalista José Mynssen concedeu uma entrevista ao jornal PERU MOLHADO, de Búzios, que está surtindo grande repercussão. Ele foi contundente em suas declarações relativas a questões ambientais, fez críticas a Carlos Minc e asseverou: A política ambiental brasileira é uma farsa. Abaixo, a íntegra da matéria:

A política ambiental brasileira é uma farsa
O fundador do PV José Mynssen, visitou Búzios essa semana. Veio ver de perto a situação do canal de Cem Braças, que transporta todo o esgoto  do bairro para a Praia de Manguinhos. José ficou puto da vida ao ver a situação in loco. Para José, a política ambiental do Brasil é uma farsa. José ajudou a fundar o Partido Verde ao lado de Carlos Minc, Fernando Gabeira, Fernanda Montenegro, Alfredo Sirkis, Lucélia Santos, Chico Mendes e tantos outros. José entrou de cabeça na luta política em função da luta ambiental, mas anda meio decepcionado com a causa.
- Lamento informar que meu colega Carlos Minc é um farsante. Disse que resolveu o problema do canal de Cem Braças, o esgoto da barra grande em Manguinhos. Isso não existe.  A coleta seletiva do lixo em Búzios é outra farsa.  A presidenta Dilma Tem que vetar o Código Florestal  que foi aprovado no Congresso. Aquilo é um absurdo. Nunca podia imaginar que isso poderia acontecer. Os jornalistas estão com mais poder que os ambientalistas. Eu vim aqui só para isso. Eu ajudei a criar o ambiente em defesa da natureza do meu país e em todo o estado do Rio de Janeiro, declarou José.
José já participou de todas as entidades ambientalistas do estado e criou a Federação de Associações de Defesa do Meio Ambiente – RJ. Essa Federação foi composta por 26 ONGs ambientais, inclusive a AMARLA – Associação de Defesa do Meio Ambiente da Região dos Lagos, presidida pela bióloga Anita Mureb, de Arraial do Cabo – e foi em sua sede que se criou a primeira APA Federal, a APA de Guapimirim. José ficou muito puto com o que viu em Búzios e principalmente em Cem Braças e na Praia de Manguinhos.
- Um absurdo que um ex-ministro de Estado e atual secretário estadual de Meio Ambiente venha a Búzios criar uma farsa. O canal de Cem Braças  é um valão de merda que cai na praia de Manguinhos. E Carlos Minc falou que o problema de esgoto iria acabar. Ele disse que inaugurou uma elevatória de esgoto. É  tudo mentira. Nessa praia eu não tomo mais banho. Estou em Búzios de terças às sextas fazendo um trabalho sério em relação a questão ambiental. Vim para Búzios ensinar o povo a reciclar lixo e encontro esse esgoto a céu aberto, lamentou José.
José é mais um ecologista decepcionado com a política ambiental do Brasil. Com a entrada da politicagem no meio ambiental. Morador de Guapimirim, ex-assessor parlamentar, é pré-candidato a vereador pelo PDT, visto que o PV, legenda que ajudou a fundar, lhe negou a legenda. Jornalista de profissão, seu primeiro emprego foi no Jornal O Panfleto, que ajudou Leonel Brizola a ser um dos deputados federais  mais votados do Brasil. Nessa época quem dirigia o Panfleto eram os jornalistas Orlando Caramuru e José Silveira, do Jornal do Brasil, e o companheiro Fernando Gabeira era um dos redatores. José atuou na luta armada e fez parte do grupo que planejou o sequestro do embaixador americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário