segunda-feira, 21 de maio de 2012

MAGÉ INGRESSA NO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA


Através do Departamento de Diversidade Cultural, a Secretaria de Educação e Cultura realizou a 1ª edição do Encontro Municipal de Cultura de Magé, no auditório do campus IV da Unigranrio. Na ocasião foi selada a parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura, a inserção oficial do município no Sistema Nacional de Cultura.O programa criado pelo governo federal realiza o mapeamento e instala núcleos para administração dos bens e patrimônios no território nacional, além da formação do Conselho que conta com membros de diversos segmentos da sociedade civil e um Fundo Municipal a fim de gerir e também reivindicar necessidades dessas localidades.
Os convidados foram recepcionados com a dança do grupo do Ponto de Cultura Zé Mussum, da Praia de Mauá, que trabalha no resgate e na disseminação das manifestações culturais e tradicionais da cultura africana. O grupo também se apresentou durante a reunião, com um pot-pourri cultural incluindo jongo, cantos no dialeto africano, repente e quadrilha, sob regência do coordenador do projeto Paulo Cesar, mais conhecido como ‘Mestre PC’.
“Magé entra oficialmente para o Sistema Nacional de Cultura. Reescrever nossa história e finalmente aparecer como o terceiro município do país, é a nossa busca, valorizando essa oportunidade única de deixar que a cidade floresça e se mostre com suas riquezas históricas e naturais”, comemorou o prefeito Nestor Vidal. Ele relatou que foi um dos primeiros gestores municipais a irem pessoalmente a Brasília firmar o interesse de participar do sistema nacional. Nestor destacou a construção de um museu na cidade como uma das necessidades na área cultural para “resgatar um patrimônio, pois não podemos virar as costas para nossas raízes e nossa história”.
O encontro reuniu representantes do Ministério da Cultura, entre eles o consultor do SNC, Flávio Aniceto, designado para acompanhar e orientar o processo de inserção do município no sistema, e Reginaldo Sobral Magalhães, coordenador do Sistema Nacional de Cultura, que parabenizou Magé pela assinatura do termo de adesão, fazendo com que Magé seja um dos incentivadores que tornam o estado do Rio de Janeiro o segundo no país com maior taxa de adesão ao sistema. “Este é o primeiro passo da cidade para a formação do sistema municipal de cultura. Agora a prefeitura deve encaminhar o plano-tarefa do município e será eleito um conselho de cultura e um fundo municipal que vão nortear as ações locais”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário