segunda-feira, 9 de abril de 2012

NESTOR VIDAL ASSINA COM PAULO MUSTRANGI ACORDO SOBRE A FERROVIA GRÃO PARÁ

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, assinou no dia 23 de março com o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de estudos e ações que estabeleçam condições técnicas, operacionais e econômicas necessárias à reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.  Mustrangi afirmou, na ocasião, que  “O trabalho de resgate da estrada de ferro tem um viés econômico e histórico, pois resgata o elo com a cidade. A assinatura deste protocolo é um grande passo para que este sonhado projeto seja concretizado. Tenho certeza que as esferas de poder público oferecerão todas as condições necessárias para a volta do trem a Petrópolis. Fica aqui o meu muito obrigado aos militantes da causa (GT-Trem) que nunca esmoreceu diante das dificuldades”.
Nestor Vidal enfatizou que em sete meses de seu governo houve uma guinada profunda em direção ao desenvolvimento. “Tenho certeza de que junto com o prefeito Mustrangi e com o governo estadual, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos”, disse Nestor. Para o Secretário de transportes de Petrópolis, Júlio Lopes, o projeto tem um viés econômico muito importante para as cidades envolvidas. Ele crê que um passo muito grande foi dado para o projeto sair do papel. Já o subsecretário de Estado de Obras Vicente Loureiro afirmou que com o estudo de viabilidade e o suporte do Prodetur, a realização do projeto será possível. 

CONHEÇA O PROJETO – A Grão-Pará era um prolongamento natural da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, de iniciativa do Barão de Mauá. Foi inaugurada em 1854, com a presença do Imperador Dom Pedro II. Era de do Barão de Mauá a concessão para levar os trilhos até Petrópolis, mas por causa de sua derrocada financeira, a obra só foi concluída em 1883, quando os trilhos chegaram a Petrópolis depois de vencerem o plano inclinado de seis quilômetros da Serra da Estrela, entre Vila Inhomirim (Raiz da Serra) e o Alto da Serra, em Petrópolis.
Reativar a ferrovia é um antigo desejo tanto dos mageenses quanto dos petropolitanos. Se forem reinstalados os seis quilômetros de trilhos no trecho da serra, o Trem Expresso Imperial poderá conectar-se aos 49 quilômetros de trilhos que já existem, entre Vila Inhomirim e o Centro do Rio, na Estação da Leopoldina. Tomara que tudo isto saia mesmo do papel, para se tornar uma realidade que há de gerar progresso para ambos os municípios. Especialmente para Magé, o maior prejudicado historicamente. Mais um grande passo do governo Nestor Vidal.

2 comentários:

  1. O PROJETO É BOM MAS É ANO DE ELEIÇÃO AÍ COMEÇA TUDO OUTRA VEZ. EXEMPLO, BARCA PRAÇA 15, PONTE EM MAUÁ, REST POPULAR, TREM PIABETÁ X MAUÁ, AGORA TREM ATE PETRÓPOLIS, E QUANTAS MAIS VÃO TIRAR DA CARTOLA NOS PRÓXIMO SEIS MESES. ENTENDO A BOA INTENÇÃO, MAS O INFERNO ESTA CHEIO DELAS. VOTEI NO NESTOR ACREDITANDO EM UMA AUDITORIA PROFUNDA NAS CONTA DO MUNICÍPIO E BANIR O CLÃ DE VEZ. NADA ACONTECEU! NÃO VOU TER NENHUMA SURPRESA SE OS CZZ VOLTAREM AO PODER JÁ JÁ, MAS SE ISSO ACONTECER SÓ TERÁ TRÊS CULPADO, NESTOR, CLAUDIO, HERNANI, E NÃO VENHA ME DIZER Q NÃO TIVERAM TEMPO Q OS CZZ ESTAVA ATRAPALHANDO, QUEM ACEITA DORMIR COM O INIMIGO VAI SONHAR O QUE. AO PROPRIETÁRIO DESTE CONCEITUADO BLOG QUE TEM A MISSÃO DE INFORMAR A VERDADE, CUIDADO COM PROMESSAS DE POLÍTICOS,ELES PODEM INDUZIR A ERRO.MAS SOBRETUDO,SEI Q É IMPARCIAL.

    ResponderExcluir
  2. já estava na hora de um governante tomar essa decisão sobre essa ferrovia historica do nosso pais, seria muito bom se politicos prestacem mais atenção na historia que estamos perdendo por pura ganancia.

    ResponderExcluir