sábado, 17 de março de 2012

TECNOLOGIA AJUDA A ECONOMIZAR ÁGUA NAS INDÚSTRIAS

As indústrias, em geral, são as empresas que mais consomem água em todo o país. A água é utilizada de diversas formas pelas indústrias, seja em processamentos, em higiene pessoal, limpezas em geral e de matéria-prima, preparo de fórmulas, resfriamentos, caldeiras e assim por diante. Só a área de limpeza consome 70% da água destinada a produção.
A utilização da água neste setor é de extrema relevância, uma vez que este bem natural está presente em todos os processos de produção. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pelo blog especializado em Tecnologia de Alimentos, em uma indústria de alimentos, por exemplo, para enlatar pêssegos são utilizados 26 mil litros de água por tonelada de produto enlatado, para tomates são 28 mil litros por tonelada, para extração do óleo são mais 26 mil litros por tonelada e para a extração do açúcar são quatro mil litros de água por tonelada de açúcar. São muitos e muitos litros de água.
Nos EUA, por exemplo, o setor industrial utiliza 45% da água potável por ano. 
Os maiores usuários são as indústrias de alimentos, produtos químicos, 
metalúrgicas, petroquímica e celulose. E o custo médio por cada 1.000 galões (aprox. 3,785 litros) é de aproximadamente sete dólares, incluindo encargos para o tratamento do esgoto.
As indústrias, que por décadas reinam como as grandes poluidoras dos rios, descobriram que o reuso de água é uma oportunidade para reduzir custos. Estão tomando a dianteira nessa área da reciclagem, que pode ajudar a corrigir uma distorção registrada há anos: o uso de água potável até para limpeza de casas e empresas.
Felizmente, há alguns movimentos sendo realizados pelas indústrias com o objetivo de reduzir o consumo da água na produção. Além do reuso, muitas companhias têm investindo em tecnologias que auxiliam nesta meta. Como são os casos dos bicos de pulverização industrial, os sistemas automáticos para as lavagens de tanques e as pistolas para lavagens em geral. 
Segundo dados da Spraying Systems Co., empresa líder no segmento de pulverização industrial, é possível economizar cerca de 80 mil reais por ano, com a aplicação de um sistema de limpeza automática de tanques, por exemplo. 
Algumas indústrias reduziram em 50% o consumo de água, quando passaram a utilizar pistolas próprias reguladoras de jatos de água para lavagens em geral. Outro índice, é que muitas companhias reduziram o desperdício de água em 14% em suas produções com a simples colocação de redutores de vazamentos. 
“Nossa preocupação não é apenas com o consumo de água. Com os nossos sistemas e bicos pulverizadores podemos auxiliar as indústrias na redução do consumo de energia e também na redução da dispersão de minérios no meio ambiente. Sustentabilidade é o nosso foco. São mais de 87mil tipos de bicos pulverizadores”, revela Edson Rocha, Diretor de Operações para América do Sul, da Spraying Systems Co. 
Uma grande empresa brasileira de bebidas, por exemplo, teve uma redução de 40% no consumo de água ao utilizar, em testes, um sistema especial de lavagem de tanques para a produção de cerveja. 
Há no mercado tecnologias que podem fazer a diferença, não apenas para as indústrias, como também contribuem para o controle do consumo de água do Planeta. 

 Patricia Toddai - Site Pauta Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário