quinta-feira, 22 de março de 2012

I PTU: PREFEITURA DE MAGÉ DÁ DESCONTOS DE ATÉ 400 PORCENTO EM COTA

A Secretaria Municipal da Fazenda e Administração já está distribuindo os carnês do IPTU 2012. As entregas são pelos correios. Quem não receber o carnê em sua residência até 30 de março deverá procurar a Secretaria de Fazenda ou entrar no site: http://www.mage.rj.gov.br/. Quem quiser ou puder pagar a cota única terá um desconto de 15%. Para os que optarem pelo parcelamento, a primeira parcela vence no dia 10 de abril. E caso o contribuinte deseje parcelar seu débito, poderá fazê-lo em parcelas que não fiquem inferiores a R$ 50,00 (cinquenta reais).
A base vigente de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel sobre o qual o imposto incide. Este valor é entendido como seu valor de venda em dinheiro à vista, ou como valor de liquidação forçada. É diferente de seu valor de mercado, onde o valor é ditado pela negociação, aceitação de parte do preço em outros bens, entre outros artifícios, enquanto o valor venal é ditado pela necessidade de venda do imóvel em dinheiro à vista e em curto espaço de tempo. Por isso, o valor venal de um imóvel pode chegar a menos de 50% de seu valor de mercado. A alíquota utilizada é estabelecida pelo legislador municipal, e varia de acordo com o município.
Com a nova metodologia de cálculo em Magé, o valor do IPTU foi reduzido consideravelmente.  Em alguns casos, até 400%%. Isso diminuiu também o valor venal do imóvel. O povo mageense gostou dessa mudança. Quando os carnês chegam às residências, todos ficam surpresos com os novos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário