sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FESTA, EMOÇÃO E HOMENAGENS NA REINAUGURAÇÃO DE CENTRO CANDOMBLECISTA

Alegria, homenagens e emoções. Tudo isso aconteceu no dia 11 de fevereiro, quando Centro de Candomblé Ylê D' Azery Tobossy foi reinaugurado com um grande festejo, na confirmação de Edede Elvira Vitória e a saída de Yaós. O evento teve início ás 23h, e o encerramento se deu às 10h. A proprietária do Centro Ylê D' Azery Tobossy, Doné Regina D´Azery Tobossy faz questão de agradecer publicamente a todos os Ogãs, Ekedes, Babalorixás e amigos que prestigiaram os festejos. Entre eles o Babalorixá Alfredo Obaluaê, Wanderley Oxalá, Alcir Oxalá, Angélica Aganjú, Mirian Yagum, Macedo Xangô, Sônia Yagum, Glória Logum, Luiz Oxalá, Ramon D´Yemanjá, Luiz Oxaguiãn e Júlio Obaluaê.
Doné Regina D´Azery Tobossy é uma das mais respeitadas líderes do Candomblé na região. Seu tanto foi feito em 19 de agosto de 1978 em Jeje Marrim pelo Doté Luiz de Yagum, que foi seu pai, a quem presta homenagem póstuma por tudo o que representou em sua vida, como também homenageia à mãe pequena Sônia D´Jagum, ainda presente, por sua dedicação. Os padrinhos de Oruncó (saída de Yaós) foram: Dofona Sônia D´Bessen – Babalorixá Macedo D´Xangô e Dofonetinha Verônica D´Oxum – Babalorixá Alfredo D´Obaluaê.O Centro de Candomblé Ylê D' Azery Tobossy fica na Rua São Renato, 77, em Piabetá. Essa rua é a quarta transversal depois do campo da Rua Paulo Lavoier (antiga Japonês). Os termos possivelmente não entendidos desta matéria são próprios do Candomblé. Você pode conhecê-los pesquisando cultura africana ou livros e páginas confiáveis da web sobre Candomblé. 

Um comentário:

  1. veja bem como é importante um jornal que não divide as opiniões , que dá livre acesso a qualquer pessoa ou instituição religiosa a expor os seus feitos. E muito importante esta democracia que vem de encontro aos anseios daquele que tem um culto que muitas vezes são marginalizados pela sociedade que precisam de suas orientações e ajudas mediúnicas, os quais fazem um diferencial na sociedade e muitas vezes estas pessoas se omitem de mostrar a sua fé. sou Cristão mais creio que todos merecem o seu espaço, visto que não estou qualificado a julgar meus irmãos de sangue. Parabens ao jornal Redator pelo espaço dado a este evento.

    ResponderExcluir