segunda-feira, 7 de novembro de 2011

APESAR DO PODER


Paulo César dos Santos

Especula-se na cidade, que temos feito oposição sistemática ao prefeito Nestor Vidal. Essa especulação faz com que muitos indaguem o que teria mudando para nós, que fomos atuantes na campanha de Nestor para o mandato de pouco mais de um ano; período em que ele daria início a uma profunda mudança de postura política e administrativa no poder público mageense. Faria isto, sim, mesmo no pouco tempo do qual sabia dispor. Sua palavra era uma só, e o povo podia confiar. Algumas de suas promessas para imediatamente após a posse eram perfeitamente possíveis: Ordem pública; fim do abuso no transporte coletivo; revisão nos valores do IPTU; investigação e providências no tocante aos atos danosos da gestão anterior; coerência e governabilidade com a formação de um grupo homogêneo, acima de tudo comprometido com o trabalho em prol do bem estar de todo o povo mageense.
Pois bem: Quem tem acompanhado tanto as atuações externas do governo quanto seus bastidores, e ao mesmo tempo conhece O REDATOR, um jornal que há décadas informa e opina com responsabilidade; funciona com muitas dificuldades, por ser imparcial, mas nunca deixou de circular, já deve saber a razão de nossa postura pós-eleições. É a nossa coerência novamente falando mais alto. Nossa responsabilidade mais uma vez impedindo que apoiemos posturas com as quais não concordamos, mesmo sabendo que, como sempre, seguiremos à margem do suporte que nas cidades bem governadas o poder público disponibiliza aos órgãos de imprensa, favoráveis ou não ao governo. Foi sempre assim conosco, e talvez sempre seja, porque sabemos dizer não ao que fere nossos princípios. Porque não trocamos  nossa liberdade de pensamento, opinião e ideologia por um alto posto no poder nem por uma fatia do tal bolo que o poder põe nas mãos de quem o bajula mais, para dividir entre os outros.
Não somos oposição nem situação. Só imprensa. Se neste momento criticamos é porque faltam motivos de apreciações. Voltaremos a apreciar (não exatamente elogiar um governo que estaria cumprindo sua obrigação de fazer, mas demonstrar reconhecimento), quando tais motivos chegarem ao nosso conhecimento. Mais do que isso, aos nossos olhos. Queremos a realização do que era possível nas promessas de campanha, mas agora virou milagre; uma impossibilidade que só a vida ganha, o desafio vencido, o trono ocupado permitem ver. No pleito é tudo possível. No corpo a corpo, nos carros de som, nos santinhos e galhardetes nenhum candidato afirma que vai tentar. Todos farão. Todos têm convicção e desconhecem dificuldades. Comprometem-se a governar bem, mesmo encontrando os cofres públicos falidos; os orçamentos estourados; as contas públicas nas estrelas. Candidatos têm fórmulas mágicas; parcerias misteriosas que podem tudo; talentos inimagináveis para administrar o caos e uma força invencível de vontade, acrescida de um caráter à toda prova. O desânimo, a visão da verdade, a franqueza sonegada em campanha ficam para depois  da posse.
Não sabemos até que ponto conseguimos nos explicar. Mesmo assim, eis a nossa verdade. Nossa coerência. Mais importante do que as “bocas” no governo são as nossas convicções. Mantermos a credibilidade popular que alcançamos é muito mais importante do que ocuparmos uma vaga destinada aos que fazem vistas grossas para os desmandos do poder, explicam seus atos inexplicáveis, dizem sim a tudo e ficam contra o povo quando ele mostra que a paciência acabou. Estamos com o povo e não temos medo de mais um período de grandes dificuldades advindas da retaliação que já conhecemos, de governo a governo, por sermos um órgão de imprensa com personalidade própria. Além da credibilidade popular, temos uma clientela fiel, que pensa como nós e nunca nos abandonou. Aos nossos leitores e anunciantes, o reconhecimento por nos ajudarem sempre nesta caminhada.

3 comentários:

  1. Com se era de imaginar, estamos muito além daquilo que desejariámos que fosse; de promessas e de gente bem intecionada o inferno está cheio.Cabe ao "Redator", continuar atuando, como sempre o fez. Doa a quem doer, bola pra frente buscando informar a população os atos praticados pelo Governo atual, autor de várias promessas de melhorias e, que, colocara na mesa pra que todos tomassem conhecimento e,até agora nada!PARABENS AO REDATOR por este belo trabalho.



    conhecimento.`PARABENS AO REDATOR. Continue dando o seu melhor e sempre com imparcialidade.

    ResponderExcluir
  2. Mt bom o texto. E parabéns Paulo, esse é o dever da imprensa apoiar as causas da população e cobrar resultados.

    ResponderExcluir
  3. É meu caro, Nestor precisa abrir o olho a nova empresa de onibus esta uma m...
    só nao posso te dizer se é incopetencia ou esta sendo sabotagem. Se no transporte tem essa dificuldade nao é o trem de Mage Maua que vai funcionar.
    que coisa em?

    ResponderExcluir