terça-feira, 8 de novembro de 2011

APA DE GUAPIMIRIM: PRESERVANDO E PROTEGENDO A CIDADE

Aproximadamente a 50 minutos da capital do estado, Guapimirim é uma cidade distinta entre as outras da baixada fluminense. Fica situada numa área verde, com muita mata e cachoeiras límpidas, além de um centro urbano simpático e sossegado. 
Para proteger tanta beleza e tanta riqueza natural, existe a APA -  Área de Proteção Ambiental – de Guapimirim. Ela está localizada no vale formado pela base do Dedo de Deus, Serra dos Órgãos, fazendo limite com os municípios de Teresópolis e Petrópolis (norte), Itaboraí e fundos da Baía de Guanabara (sul), Cachoeiras de Macacu (leste) e Magé (oeste). A APA de Guapimirim foi criada em 25 de setembro de 1984, pelo Decreto Federal nº 90.225, atendendo ao pleito de universidades, movimentos ambientalistas e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, tornando-se a primeira unidade de conservação específica de manguezais. Engloba os manguezais dos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. 
Além de manguezais, a APA trabalha com regiões ocupadas por atividades agrícolas e zonas urbanas, que são compostas por pequenos núcleos de pescadores, agricultores e população de baixa renda, que respondem por alguns dos principais entraves à sua gestão: aterros, invasões, vazadouros de lixo, desmatamentos, queimadas e despejo de esgoto. Soma-se a isto, a grande poluição gerada pelo pólo industrial instalado na bacia da baía de Guanabara, caracterizada principalmente por derrames de óleo.

Um comentário:

  1. quero agradecer ao reporter Paulo, pela importancia que dá ao meio ambiente, o nosso municipio é rico na area ambiental e historica. vamos reverter isso em empregos e geração de renda para as familias. parabens Paulo

    ResponderExcluir