sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DO REDATOR

A primeira edição de O REDATOR circulou em março de 1988. A queda de barreiras ocasionada por fortes chuvas que fizeram desabrigados e até mortos no município foi destaque da primeira página. Outros assuntos, como o noticiário de um clima tenso na câmara de vereadores, informações de associação de moradores, entre outras, e um editorial do diretor e presidente do jornal Paulo César dos Santos, abrangendo a dissidência da equipe de outro órgão de imprensa e que então formou o periódico que hoje tem pouco mais de 20 anos, foram abordados na edição pioneira.
Em dezembro de 1988, a política municipal foi o destaque da edição n°11.
Era então o último mês de administração do prefeito Ademir Ullmann que no primeiro dia de 1989 entregaria o cargo para o prefeito eleito Renato Cozzolino Sobrinho.   O jornal então passou a circular  em caráter quinzenal e em 7 de maio a edição n° 23 destacava o início do movimento da emancipação de Guapimirim, então 3° distrito de Magé. A mobilização tinha a liderança do deputado estadual Roberto Pinto, do extinto PFL.
A adesão da comunidade ao O REDATOR estava cada vez mais fortalecida, inclusive com um grande número de anunciantes  que também davam crédito ao trabalho. A edição n°30 de 11 de setembro de 1989 destacou o fato sobre o lixo que castigava o Rio Inhomirim. Em seguida a n°31 de 1° de outubr5o de 1989 publicava na primeira e na última página com grande destaque, o aniversário de Manoel dos Santos, o Mané Garrincha, sem dúvida, o mais ilustre mageense da história do município. Garrincha nasceu em Pau Grande em 18 de outubro de 1933 e faleceu em outubro de 1982.
A última edição de 1989 deu destaque ao primeiro presidente eleito em 30 anos, Fernando Collor de Mello. Já na primeira quinzena de junho de 1990 O REDATOR na edição n°44 noticiava a confirmação do plebiscito  que emanciparia Guapimirim de Magé. O jornal publicava que o Tribunal Regional Eleitoral -(TRE)- confirmara a votação para o dia 27 de novembro, data da votação de segundo turno das eleições para governador, deputados e senadores.
Um editorial na primeira página da edição n°51 da primeira quinzena de dezembro de 1990 desejava boa sorte ao novo município Guapimirim.
Enumerava que dos 14.232 eleitores aptos para votar, 9.080 votaram a favor da emancipação, enquanto 4.812 eram opositores. Em julho de 1991 o jornal emitiu crítica sobre o Porto Estrela  ter ficado fora de um levantamento ecológico da secretaria de Estado do Meio Ambiente na edição n°59 e na n°63 da segunda quinzena de outubro a manchete foi sobre a inauguração da Junta Trabalhista em Magé. Já na última edição de 1991 de n°65 foi noticiada a inclusão do município no  orçamento do Estado. Sem dúvida, durante todo este período, o maior destaque que ocorreu na região foi a vinda de um Presidente da República ao lugar.  Centenas  de famílias que ocupavam os 711 mil metros quadrados de um terreno do Governo Federal em Santa Lúcia , puderam ter a certeza de que poderiam continuar ocupando o espaço. Isto porque, pessoalmente, o Presidente usando um palanque  improvisado no local, passou para as mãos do então Governador Leonel Brizola um documento destinando o lugar para o Governo do Estado, sob o olhar emocionado do Presidente da associação de Moradores Luiz Cabral.
O REDATOR registrou o fato na edição n°71 de agosto de 1992. Hoje a comunidade tem o nome de Vila Getúlio Cabral e abriga mais de duas mil famílias  que estão tendo o cadastramento de posse de terra.
Assim iniciou-se O REDATOR há 20anos. A arte gráfica princípio era composta em linotipo e clichés de fotografia em preto e branco. A edição n°33 foi á primeira em impressão offset ainda em preto e branco e hoje o jornal acompanha os desenvolvimentos tecnológicos, sendo impressos em cores e no formato dos jornais mais modernos da Europa. Mas uma coisa sempre foi certa: apesar de o trabalho ter que contar com o esforço de toda a equipe, a comunidade sempre deu crédito para que o serviço fosse e continua a ser desenvolvido.

 Em março de 1988, ao iniciar o projeto de O REDATOR, foi procurada a Luana Artes Gráficas, de propriedade do saudoso Neuber Machado Dutra, figura pública e muito conhecida no município de Duque de Caxias. Foi então iniciado o trabalho. Durante a execução da edição número dois, um amigo da empresa ao deparar com o material do novo jornal, que se ofereceu para presentear a equipe com algo que a princípio não identificou. O tal amigo ao receber a reposta positiva pediu um pequeno prazo para executar o trabalho. Depois do encerramento da rodagem pioneira edição, o Diretor Paulo César dos Santos recebeu a arte do cabeçote do jornal que passou a circular em todas as edições no alto da primeira página e durante esses 20 anos continua sendo admirada e elogiada pelos leitores, anunciantes e o público de forma geral. Este foi o presente anunciado em segredo. Fica então registrada a recordação de um momento marcante na trajetória de O REDATOR!
Entretanto, fica também o registro sobre a saudade de Neuber Machado Dutra que há algum tempo partiu  com certeza para o lado de Deus. Registramos a passagem de um homem que sempre lutou em benefício da comunidade e também prestou todo o seu apoio no início da luta dos editores do jornal. Onde estiver agora Neuber Dutra, o sincero muito obrigado do presidente e equipe de O REDATOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário