segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COMOÇÃO NA FESTA DA PADROEIRA DE MAGÉ

                  
No dia 15 de setembro, o dia da Nossa Senhora da Piedade foi comemorado com missa e procissão, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município de Magé. O evento contou com cerca dois mil fiéis, que lotaram o templo. às 18h, foi celebrada uma missa solene presidida pelo Padre Ernande e pelo Bispo, Dom Felippo  Santoro.
Antes da missa, os devotos fizeram o tradicional cortejo pelas principais ruas do Centro de Magé, conduzindo a imagem de Nossa Senhora. 
Houve muitos aplausos e grande comoção, quando o bispo Dom Felipo convidou ao altar o prefeito Nestor Vidal e seu vice Dr. Cláudio da Pakera, e dirigiu palavras de incentivo, homenageou-os pela vitória expressiva e os aconselhou a colocar Deus em primeiro lugar, para que Ele os ajude a governar a cidade com sabedoria.
Depois da Missa o Prefeito, muito emocionado com a cerimônia, agradeceu ao povo mageense pela confiança que depositou nele nas eleições.
Um pouco da história da Igreja  Igreja de beleza rústica, do começo do século XVIII, com pinturas datadas de 1747 feitas em paredes de pedra e cal, foi cenário de vários acontecimentos históricos. Em frente a igreja, está o Largo da Matriz, palco da Revolta da Armada, em 1894, em que milhares de pessoas foram assassinadas porque Magé, cidade considerada modelo na época, tinha supostos anarquistas. O fato ficou conhecido como “Os horrores de Magé”.
A igreja, que tem o nome da padroeira da Cidade, guarda rico acervo de imagens barrocas no recôncavo e mantém tradicionais missas católicas.
Tem no entorno construções em um pavimento do final do século XIX, cemitério e várias casas comerciais e residenciais. A antiga capela dedicada a Nossa Senhora de Piedade foi fundada por volta de 1650. A atual Igreja Matriz foi concluída em 1751, recebendo as imagens da antiga capela que foi demolida.
Foto da matéria: Cortesia de Rosinha Matuck

Um comentário: