quinta-feira, 4 de maio de 2017

EXPOSIÇÃO: BRASIL, A ESCRAVIDÃO QUE NÃO ACABA


Coleção Roselane A. Rodrigues - Um acervo composto por dezenas de gravuras muito antigas, todas elas de ambientes e personagens da escravidão no Brasil, será motivo de exposição no CIEP Brizolão 327 - Pedro Américo, em Suruí - Magé, à margem da Rodovia Rio-Magé. Os arte-educadores (animadores culturais) da Secretaria Estadual de Educação Rodrigo Lobo e Demétrio Sena, lotados naquela unidade tiveram a sorte grande de descobrir que professora Roselane, também do CIEP é detentora do acervo, adquirido em um galpão de antiguidades em Duque de Caxias. 
Depois de uma conversa com Rodrigo e Demétrio, Roselane não impôs nenhuma dificuldade em ceder as obras para uma exposição sobre a escravidão no Brasil. O título, BRASIL, A ESCRAVIDÃO QUE NÃO TERMINA, propõe uma analogia entre os tempos cruéis da escravidão instituída na época e a escravidão dos tempos atuais: os salários minguados dos trabalhadores mais simples, as dívidas de trabalhadores rurais e nas minerações, causadas propositalmente patrões nos campos de trabalho, a exploração de menores e mulheres entre tantas outras escravidões que proliferam país afora. Uma grande oportunidade para os alunos e professores locais, bem como para os alunos e professores de outras unidades e a população em geral, que poderão visitar a exposição.
Os arte-educadores ou animadores culturais, como são classificados pela SEEDC, são professores diferenciados, que atuam com arte, literatura e cidadania em formas de oficinas, eventos e outras ações pontuais, oferecidas a alunos, professores e comunidades. Nas unidades de lotação, os animadores culturais nunca forçam nada aos alunos. Apenas propõem ideias, oferecem suas ações e disponibilizam  acontecimentos que eles podem abraçar ou não, com auxílio ou não dos professores regentes.

Abertura: 18 de maio, 10h.

Exposição: de 18 a 26 de maio, durante o expediente letivo (manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira). 

Para visitas guiadas, os visitantes deverão procurar os animadores culturais ás segundas, quartas e quintas-feiras no primeiro turno. Quem não é aluno nem funcionário da escola e quiser a visita guiada, poderá agendar pelo telefone (21) 2647-1050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário