![]() |
| Informações e imagem do portal da prefeitura |
Enfermeiros das 41 Unidades de Saúde da Família participaram da capacitação realizada em duas etapas: a primeira na terça-feira 19 de fevereiro e a segunda na quinta-feira 21. A capacitação foi oferecida pela equipe do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e do Programa de Anemia Falciforme da Secretaria de Saúde de Magé. O objetivo foi apresentar protocolos de saúde para padronizar atender melhor a população.
Vários temas como acolhimento de pacientes que procuram a unidade com histórico de violência doméstica física ou psicológica foram discutidos pelos profissionais. “Os enfermeiros estão no dia-a-dia em contato com a população, e devem estar prontos para orientar as pessoas que passam por situação de violência, seja adulto, idoso, criança, ou mulher”, explicou a coordenadora do PAISMCA, Flávia Amaral.
“Na abordagem do pré-natal falamos sobre a agilização no encaminhamento de exames de gestantes e sobre gravidez de risco. A Secretaria de Saúde oferece transporte de pacientes para acompanhamentos em hospitais referências no Estado, mas é necessário que os enfermeiros reforcem com as mães a necessidade de não deixar de comparecer às consultas nas datas marcadas”, explicou a enfermeira do programa, Lohane Guerra.
A equipe do Programa de Anemia Falciforme participou da capacitação orientando sobre sintomas, procedimentos de encaminhamento, caso se apresente alteração no teste do pezinho, entre outros procedimentos que fazem parte do protocolo de atendimento. A enfermeira Handromeda Alves e a assistente social Izabel Cristina de Souza realizaram a apresentação do programa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário