segunda-feira, 5 de março de 2012

UMA NOVA CONSCIÊNCIA NO PODER

PAULO CÉSAR DOS SANTOS

Nunca fui pessoa de relacionamentos estreitos com membros do poder público da cidade de Magé. Em primeiro lugar, porque sou pessoa simples; em segundo, porque depois de chegar à meia idade amadureci o suficiente para notar que os últimos detentores do poder público mageense não meceram minha aproximação. Uma aproximação que me ascenderia econômica e socialmente, em especial dentro do contexto de "socialmente" que circula nos bastidores políticos de minha querida Magé.
Há alguns meses tenho convivido com o Prefeito Nestor Vidal. Antes de sua posse no governo, eu já o conhecia e tínhamos um laço morno de amizade. Durante sua campanha, na qual atuei de forma livre, sem negociações para o futuro nem a pretensão de prestígio, esse laço se fortaleceu. Com sua posse, voltei a me afastar um pouco, pois era grande o cerco e eu não fazia parte do chamado grupo de campanha; logo, não tinha espaço a disputar. No entanto, o próprio Nestor não aceitou meu isolamento e acabou me pescando. Ao mesmo tempo, exigindo que não voltasse a me afastar, não em razão de negócios, mas de nossa amizade. Com isso, passamos a estar em alguns ambientes em comum, o que me deu a chance de conhecê-lo melhor, e com isso, perceber que vale a pena.
Uma das razões pela qual considero que vale a pena manter proximidade com Nestor Vidal é a sua mentalidade superior às que ocuparam o poder nos últimos anos. Pessoa simples, se afetividade fácil, Nestor é um homem de princípios admiráveis. Pessoa preocupada com o próximo e com os compromissos que assume. Especialmente os compromissos políticos que, para ele, são sagrados. Dia destes, por exemplo, ao conversarmos sobre o concurso público de Magé, o prefeito me disse, com simplicidade: "Pois é, Paulo; o meu grande sonho para Magé é o de que as pessoas estudem. Valorizem o conhecimento e saibam que só através disto é possível progredir. Aos poucos, quero combater e eliminar esse conceito comum da busca de boquinhas; de facilidades; de influências como meio de conseguir ganhar dinheiro e prestígio".
Nestor me confessou que tem aversão à esperteza e ao jogo de interesses. Para ele, ao contrário do que as velhas raposas da política desejam, pois isso lhes dá maior poder, o povo tem que se aculturar; fazer faculdade; buscar conhecimento e disputar seu lugar ao sol. Disse-me que fará de tudo para criar o hábito do concurso; da busca justa pelo futuro; da consciência popular de que os caminhos fáceis ou atalhos não são as melhores formas de "chegar lá".
Fiquei feliz por saber que hoje a Prefeitura de Magé conta com uma mentalidade superior no seu posto maior. Isso deve ser bem ruim para os espertalhões que sempre rodearam o poder, mas é bom para as gerações que estão surgindo e ainda virão. Essa virada de conceitos, essa conscientização cidadã é tudo de que não apenas uma cidade, mas um país precisa para progredir de fato. Mas é claro que a mudança é gradual; não tão rápida, e às vezes pode ser bem lenta, dependendo da profundidade dos vícios que já foram adquiridos por todos.
Parabéns, prefeito; aproveito até para me parabenizar por ter participado de sua caminhada em nossa direção. Nada será fácil, mas acho mesmo que chega de facilitações que não constroem nada de  concreto, definitivo ou real.

Um comentário:

  1. olá Paulinho,torso por você mas muito cuidado com essa classe politica. Coração dessa turma é na s)como se diz, seguro morreu de velho... ola do pé e suas conveniências esta no bolço, e alem do mais esse mandato e curto e logo esta encerando. Ai mora o perigo,(não vou deixar para amanha o que posso fazer haje

    ResponderExcluir