domingo, 4 de março de 2012

MIRINDIBA PODE ESTAR MORRENDO

A árvore centenária símbolo de Magé, conhecida como Mirindiba, pode estar com os dias contados e pelo visto já não há muito o que fazer. Mirindiba fica no alto do morro do Bonfim e recebe diariamente pessoas de todos os cantos, que vão contemplar uma das paisagens mais belas de Magé. Há poucos dias foi constatado por autoridades, populares e peritos, que a árvore centenária está seriamente danificada; com isto, ameaçada de morte.
Essa árvore é tema de uma lenda muito antiga envolvendo uma índia e um português que teriam se apaixonado. Recentemente o livro MALDIÇÕES, AMORES E LENDAS, de dois autores mageenses teve a lenda recontada em versos. É uma árvore conhecida cientificamente como lafoensia glyptocarpa, da família das Litráceas, e floresce em branco e rosa no período de julho a setembro. sua polinização é realizada por morcegos.
Segundo os técnicos que foram ao local, foi observada a presença de cera de vela, o que pode ter causado a queima de parte da árvore. Além disso, há muito lixo e vestígios de queimada no lugar. As amostras de solo foram encaminhadas para a EMATER, e com os resultados da avaliação técnica será feita a adubagem ao redor da árvore e a retirada de vegetais parasitas localizados na copa.
Em suma, o tempo foi o que menos contribuiu para a Mirindiba já estar nesse estado. É mais uma vez a ação covarde do homem que traz a ameaça de extinção do maior símbolo da cidade de Magé. Esperamos que as autoridades consigam promover a reversão dos danos causados à querida árvore-índia.

Um comentário:

  1. Como serás Magé sem a Mirindiba, olha o que fazemos com a natureza, vamos mudar isso por que o tempo está passando, daqui a pouco a nossa posteridade não vai ter nada paupavel para lembrar esta historia linda da mirindiba.

    ResponderExcluir