segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PV DE MAGÉ PROPÕE AÇÃO PELO MEIO AMBIENTE


A militância do PARTIDO VERDE em Magé se prepara para promover uma série de manifestações populares com o fim de exigir que a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) seja feita de forma que não cause problemas Ambientais na cidade. Já o PSB, Partido Socialista Brasileiro escolheu abraçar com o PV-Magé uma frente de fiscalização e acompanhamento de possíveis impactos na instalação do Complexo vizinho ao município.
O líder da frente Ambientalista, André Ascar, PV-Magé, disse que está preocupado com os critérios adotados pela agenda 21 dos municípios, pois em sua opinião os governos anteriores não se importaram com as consequências que este empreendimento poderá trazer ao município de Magé.
A preocupação de André Ascar vem do fato de que Magé é agraciado por inúmeros cursos de água que nascem nas Serras dos Órgãos e Estrela e atravessam o município. Em toda a área ocupada por Magé existem muitos espaços desmatados pela ocupação espontânea de áreas inadequadas à urbanização, retirada de florestas, destruição de manguezais e aterros. O sistema de saneamento básico com esgotos a céu aberto é deficiente, assim como a coleta e o destino final do lixo. Além disso, Poluição Industrial é um grave problema ambiental. Isso é comprovado por dados oficiais do  Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Segundo esses dados, pelo menos 64 toneladas de carga orgânica e 7 toneladas de óleo são despejadas por dia na Baía de Guanabara. Isto significa nada menos do que 0,3 tonelada de metais pesados como chumbo, cromo, zinco e mercúrio.
Será muito positivo se a população de Magé se mostrar interessada neste assunto. Está na hora de todos se preocuparem com o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade. Magé é uma cidade que ainda conserva muito verde. Essa riqueza precisa ser preservada, em nome do futuro.

Um comentário:

  1. Andre gostaria de conhece-lo para trabalharmos juntos em prol do nosso municipio

    ResponderExcluir