segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL SERÁ MENOR EM 2012

O Ministério da Fazenda faz novas projeções para o crescimento da economia em 2012. De acordo com o documento "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgado no dia 10 de fevereiro, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma alta de 3,2% no ano passado. A estimativa anterior era de 3,8%, enquanto o crescimento deste ano ficará em torno de 4,5% .
Ainda conforme o documento, serão destinados R$ 33 bilhões somente para preparar a infraestrutura destinada à Copa do Mundo de 2014, e a maior parte - R$ 11,6 bilhões - irá para projetos de transporte. Outra notícia desanimadora é de que a inflação já começou a se dissipar e a caminhar para o centro da meta fixada pela equipe econômica, de 4,5% ao ano. O Banco Central estima que o IPCA deve fechar 2012 em 4,7%. Em 2011, o resultado foi de 6,5%, o que corresponde ao teto.
O crédito deverá continuar em expansão esse ano. Os responsáveis por esse desempenho seriam a redução das taxas de juros, bem como a adoção de medidas de incentivo para o consumo desde o fim de 2011. A Fazenda garante que o Brasil tem espaço para o crescimento sem riscos do crédito e para o equilíbrio da economia.
O texto encerra dizendo que "a participação do Sistema Financeiro Nacional no financiamento do setor privado brasileiro tem crescido nos últimos anos, embora continue baixa, quando comparada a outros países. Na China e na África do Sul, essa participação, encontra-se acima de 120%. Isso sugere que há espaço para expansão do saldo de crédito ao setor privado ao longo dos próximos anos, que acontecerá de forma prudente e sem aumento de riscos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário