segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CHUVAS NO RIO: A CONTABILIDADE DA TRAGÉDIA

Pelo menos oito pessoas morreram e 13 podem estar soterradas em razão de dois deslizamentos de terra nesta segunda-feira em Sapucaia, município no interior do Estado do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, por causa de chuvas que vêm castigando com dureza grande parte do Estado do Rio.
Um deslizamento atingiu oito casas perto da BR-393 e deixou sete mortos. A outra morte aconteceu numa casa separada em outro ponto da cidade, conforme informações da Defesa Civil do município.
Os sete corpos foram encontrados até o início da tarde, e até 13 pessoas ainda podem estar soterradas, disseram as autoridades responsáveis pelo resgate.
Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na operação de busca e salvamento no local. Cães farejadores e voluntários também auxiliam nas buscas.
Em Sapucaia, as chuvas começaram  no fim de semana e até o início da tarde desta segunda ainda não haviam cessado. Cerca de 50 casas em áreas de risco na cidade tiveram de ser esvaziadas às pressas e os moradores foram levados para abrigos de última hora.
No início de 2012 já são quase 15 mil pessoas que tiveram que sair de suas casas no Estado, mas antes dos deslizamentos em Sapucaia só se contava uma morte. Também nesta segunda-feira, a chuva atingiu fortemente o distrito da Posse, em Petrópolis, fazendo uma residência desabar, e levando outras trinta a serem interditadas.
Segundo previsões do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas devem continuar fortes até quarta-feira. Só depois o clima deve melhorar na região Sudeste.
MAIS UM DIQUE ROMPIDO
No domingo, mais um dique de contenção se rompeu no norte do Estado do Rio, o que fez as autoridades iniciarem à noite a remoção de aproximadamente mil pessoas no município de Cardoso Moreira.
O dique do Onça se rompeu à tarde, por causa violência das águas do rio Muriaé, que corta aquela região. Com as chuvas de verão na área neste ano, o nível do rio subiu bastante e a água invadiu uma área rural da cidade conhecida como Outeiro, onde vivem cerca de mil pessoas.
Antes disso, um dique na rodovia BR-356 se rompeu com a força da chuva, abrindo um buraco de mais de 20 metros na via e inundando uma localidade vizinha chamada Três Vendas, na cidade de Campos, também no Norte fluminense.
Mais de quatro mil pessoas ficaram em situação de risco e foram orientadas a sair de suas casas inundadas pela água do rio. Apesar disso, muitos resolveram ficar em suas casas, por temerem saques e furtos.
O secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou nesta segunda-feira medidas e obras para evitar futuras inundações, enchentes e transbordamento de rios.
Ele informa de que o orçamento previsto é de cerca de 850 milhões de reais em projetos de infraestrutura, como construção e recuperação de barragens, canais e diques nos principais rios do Estado como Pomba, Muriaé e Paraíba do Sul.

Um comentário:

  1. A contabilidade da tragédia em função das fortes chuvas é lamentável, mas essas tragédias é motivo de grande alegria para prefeitos e secretários desses municípios. Devem estar todos no aguardo dessa grande verba para agirem mais não em função do povo e sim com seus interesses, como sempre o fazem. Veja os recursos de Friburgo, Teresópolis como foi bem aplicada. São claro em carrões, mansões, aviões, iates, fazendas, e outras peculiaridades dignas de políticos e o povo só se F... Lamento com tudo isso, mas quem pensar ao contrario que atire a primeira pedra. OBS estamos falando de políticos ok...
    Parabéns PAULO pelo blog

    ResponderExcluir