segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

INEA: INCOERÊNCIA NOCIVA AO MEIO AMBIENTE


Existe uma grande incoerência na atuação do INEA – Instituto Estadual do Ambiente –, quando ele determina autuações dos proprietários de sítios em todo o estado, se compararmos suas ações nesse sentido com a inércia em relação ao que seria muito mais urgente e prioritário. Vejamos o caso do lixão de Bongaba, por exemplo. Ele existe numa área que já foi floresta e abrigava inúmeras espécies animais. Além disso, fica à margem de um rio que já foi navegável, e que hoje recebe uma enorme carga de chorume, o que causa também um mau cheiro insuportável, desvaloriza imóveis e traz intoxicação ao solo, adoecendo pessoas. Outro problema causado pelo lixão é a fumaça do lixo lá queimado, que já causos vários acidentes, alguns com vítimas, e nada foi feito quanto a isto.
O INEA também é inepto em relação ao grande número de lava-jatos ilegais espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro, que desperdiçam muita água e danificam as calçadas e as ruas. Ainda existe o problema gravíssimo dos inúmeros desmatamentos, das queimadas de florestas e toda a sorte de abusos contra a natureza, a exemplo das escavações de encostas e de rios, com o fim de retirada de barro e areia.
Tudo isto e muito mais acontecendo, e o INEA se concentra unicamente em mostrar serviço com a perseguição aos donos de sítios, que têm sido os que mais cuidam do meio ambiente, porque não permitem a depredação, conservam a natureza e ainda geram emprego e renda. Não se refere aqui, à exploração imobiliária nem à abertura de condomínios de luxo para a satisfação de caprichos, mas àqueles proprietários legais que têm seus sítios beneficiados por nascentes e outros benefícios naturais, mas estão em áreas urbanas. Enfim, são os verdadeiros guardiães da natureza nestes lugares, porque se não fosse a sua existência, tudo estaria invadido e depredado. Portanto, seria muito bom que o INEA se preocupasse mais com as suas reais responsabilidades e partisse para  ação contra todos os abusos e desmandos dos quais tratamos no início desta.

3 comentários:

  1. Esta e uma questão muito seria e que pode colocar todo o projeto do nosso prefeito em mudar a imagem da nossa cidade ir por agua abaixo. Que diferença tera do outro governo, visto que foi o governo anterior que deixou esta armadilha armada e agora ate onde o senhor prefeito vai permitir que continue acontecendo. Pesados caminhões dia e noite trafegam pelo Paranhos e pela novo Horizonte carregados de lixo Extraordinário e lixo hospitalar que são enterrados no lixão de Bongaba.

    ResponderExcluir
  2. com relação a Bongaba, o meu sonho é que naquele local voltase a existir o comercio, a vila e que o turismo fluisse, visto que ali passaram grandes personagens de nossa historia, por exemplo o Imperador D Pedro, D de Caxias e Benjamin Constant. Por favor tirem aquele lixão dali.

    ResponderExcluir
  3. Bongaba na realidade era a segunda parada do trem, onde existia uma vila próspera, só que a ligação de Vila inhomirim até Leopoldina, fez com todo movimento de pessoas passasse a ser no entroncamento, hoje Piabetá. Por isso devemos resgatar essa historia, eu acredito que dali vão surgir muitos empregos, e muito mais ainda, a nossa historia sera restaurada. Senhor e amigo prefeito, Nestor Vidal a palavra é do senhor.

    ResponderExcluir